Folha de S. Paulo


Del Nero e Teixeira são acusados nos Estados Unidos, diz 'New York Times'

O atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e o ex-mandatário da entidade Ricardo Teixeira são acusados como novos réus no caso de corrupção da Fifa, disse o jornal americano "The New York Times".

"Tão importante quanto as prisões no hotel, as acusações a serem anunciadas nesta quinta-feira [3] não estão concentradas em pessoas em Zurique. Entre as pessoas acusadas como novos réus estão Ricardo Teixeira, ex-presidente da Federação Brasileira de Futebol, e Marco Polo Del Nero, atual presidente, de acordo com muitas pessoas envolvidas nas acusações", disse o jornal americano.

Como informou a Folha em maio, as investigações do Departamento de Justiça dos EUA sobre a corrupção no futebol indicam que José Maria Marin, ex-presidente da CBF, dividiu propinas recebidas pela exploração comercial da Copa do Brasil (torneio disputado desde 1989 e disputado pelos principais clubes do país) com Teixeira e Del Nero.

Em reunião no ano passado com o presidente da Traffic, J. Hawilla, Marin, então presidente da CBF, sugeriu que a propina que vinha sendo compartilhada com o antecessor, Ricardo Teixeira, deveria ser paga apenas a ele e a Del Nero, segundo a investigação norte-americana.

A conversa teria ocorrido em abril do ano passado, durante viagem de Marin a Miami (EUA). O assunto era o pagamento de propinas para ele e para o "coconspirador 12" (menção a um integrante do esquema), referente à Copa do Brasil, cujos direitos comerciais eram cedidos à Traffic. Esse esquema existiria desde 1990.

Nesta quinta-feira, o Comitê de Ética da Fifa abriu um processo para investigar Del Nero.

"Eu posso confirmar que a Câmara de Investigação do Comitê de Ética abriu um processo formal contra o senhor Del Nero no dia 23 de novembro", disse Andreas Bantel, porta-voz da Fifa, à Folha.

Bantel, porém, não deu detalhes sobre a investigação.

O Comitê de Ética da Fifa pode suspender ou até mesmo banir cartolas das atividades do futebol.

Se punido, Del Nero terá que deixar a presidência da CBF.

Desde maio, quando Marin foi preso na Suíça, o dirigente não viaja para o exterior.

Na manhã desta quinta, autoridades suíças prenderam o paraguaio Juan Ángel Napout, presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), e o hondurenho Alfredo Hawit, presidente da Concacaf (confederação que cuida do futebol da América do Norte, América Central e Caribe) e vice da Fifa.


Endereço da página:

Links no texto: