Folha de S. Paulo


Astro da NBA Kobe Bryant anuncia aposentadoria ao fim da temporada

Um dos maiores jogadores da história do basquete, Kobe Bryant, 37, anunciou neste domingo que vai se aposentar ao final da atual temporada da NBA, a principal liga de basquete dos Estados Unidos – a temporada regular se encerra em abril de 2016.

Ele fez o anúncio em um texto publico no site "The Players Tribune", usado por atletas dos EUA para desabafos e anúncios. Intitulado "Caro, Basquete", Bryant faz uma declaração de amor ao esporte.

"Você realizou o sonho de um menino de seis anos de ser um Laker. E sempre vou te amar por isso. Mas não posso te amar obsessivamente por muito tempo. Esta temporada é tudo que me restou para dar. Meu coração pode manter a batida, minha cabeça pode lidar com a rotina, mas meu corpo sabe que está na hora de dizer adeus", escreveu o jogador.

Astro do Los Angeles Lakers, uma das franquias mais vitoriosas da NBA, Bryant conquistou cinco títulos da liga, entre as temporadas de 1999/2000 e 2009/2010, além de dois ouros olímpicos com a equipe norte-americana, em Pequim-2008 e Londres-2012. Ele participa de sua 20ª temporada na NBA.

Atualmente, Kobe Bryant é o terceiro maior pontuador da história da NBA, com 32.670 pontos, atrás de Kareem Abdul-Jabbar (38.387) e Karl Malone (36.928).

Ele possui o segundo maior número de pontos marcados em uma única partida da NBA: 81 contra o Toronto Raptors, em 2006, ficando atrás apenas da performance de 100 pontos de Wilt Chamberlain em 1962, na vitória de seu Philadelphia Warriors sobre o New York Knicks.

O contrato de Kobe com o Lakers termina nesta temporada, e o time faz uma das piores campanhas da história, com apenas 2 vitórias em 15 jogos até o momento. É a segunda pior performance da temporada, à frente apenas do Philadelphia 76res, que ainda não ganhou em 17 partidas.


Endereço da página:

Links no texto: