Folha de S. Paulo


Barcelona massacra Real Madrid no Bernabéu e Cristiano Ronaldo é vaiado

O Barcelona massacrou o Real Madrid no Santiago Bernabéu por 4 a 0, neste sábado (21), pela 12ª rodada do Campeonato Espanhol.

A goleada na casa do Real Madrid teve show dos sul-americanos Neymar e Suárez, Iniesta aplaudido de pé e Cristiano Ronaldo vaiado.

O português foi alvo dos torcedores madridistas, quando o marcador mostrava 4 a 0.

No primeiro tempo, o Barcelona dominou as ações do jogo, com 63% de posse de bola. Logo aos 11 minutos, Suárez abriu o placar com belo gol. O atacante uruguaio tirou do goleiro com a parte de fora do pé direito, após passe de Sergi Roberto na entrada da área.

O segundo gol veio dos pés de Neymar, aos 39 min do primeiro tempo. O brasileiro recebeu bola de Iniesta e bateu com calma para marcar seu terceiro gol em cinco clássicos.

Sergio Perez/Reuters
Neymar comemora o segundo gol do Barcelona na goleada em cima do Real Madrid
Neymar comemora o segundo gol do Barcelona na goleada em cima do Real Madrid

O Barça teve chance de ampliar o marcador ainda no primeiro tempo, mas Marcelo salvou de cabeça, em cima da linha, após linda jogada de Neymar, que tocou para Suárez chutar de dentro da pequena área.

O Real voltou um pouco melhor do intervalo. Com três chutes em três minutos, os merengues levaram mais perigo à meta de Bravo do que em toda a primeira etapa.

Mas o Barcelona logo retomou o ritmo do início do jogo. Aos 6 minutos, Neymar bateu falta no ângulo e Navas fez defesa difícil, mandando para escanteio.

Logo depois, aos 7 min, o Barça sacramentou a vitória. Iniesta, que vinha desfilando em campo, marcou um golaço da entrada da área, após receber passe de letra de Neymar.

O craque espanhol foi aplaudido de pé por torcedores do rival ao ser substituído pelo jovem Munir, aos 32 minutos do segundo tempo.

Messi, não fazia falta à equipe catalã, mas entrou aos 8 minutos, no lugar de Rakitic. O argentino, que é o maior artilheiro da história do clássico com 21 gols, teve boa participação no retorno aos gramados, depois de dois meses afastado devido a uma lesão no joelho esquerdo.

Aos 13 minutos, Cristiano Ronaldo, que não foi bem na partida perdeu chance clara, na cara do gol. Bravo cresceu para cima do atacante português e fez boa defesa.

Suárez marcou novamente aos 29 min, do segundo tempo, tirando do goleiro com tranquilidade, para fechar a goleada em grande estilo e deixar o Barcelona ainda mais confortável na liderança do Espanhol, com 30 pontos, seis a mais que o segundo colocado, Real Madrid.

PARA A HISTÓRIA

"Esta partida entra para a história. É memorável para todos os culés [como são chamados os torcedores do Barcelona]", disse o técnico Luis Enrique durante a coletiva, em Madri.

O treinador avaliou que o Barcelona foi superior durante toda a partida e afirmou que este time é um dos melhores da história. "Este plantel ganhou o triplete [Espanhol, Copa da Espanha e Liga dos Campeões], e é um dos melhores que pode existir", disse.

Luis Enrique também aproveitou para elogiar Iniesta. O técnico disse que entende os aplausos porque o meia é "patrimônio da humanidade".


Endereço da página:

Links no texto: