Folha de S. Paulo


Estados Unidos escolhem dez cidades para receber a Copa América de 2016

A Conmebol e a Concacaf divulgaram nesta quinta (19) as cidades que receberão os jogos da Copa América do Centenário, em 2016, que será realizada nos Estados Unidos entre 3 e 26 de junho.

Das 24 que concorreram, dez foram escolhidas: Boston (Gillette Stadium), Chicago (Soldier Field), Houston (NRG Stadium), Los Angeles (Rose Bowl Stadium), Nova York (MetLife Stadium), Orlando (Orlando Citrus Bowl Stadium), Filadelfia (Lincoln Financial Field), Phoenix (University of Phoenix Stadium), San Francisco (Levi's Stadium) e Seattle (CenturyLink Field).

O torneio terá a presença das dez seleções da América do Sul, incluindo o Brasil, e de seis das Américas do Norte, Central e Caribe. Estados Unidos, México, Costa Rica e Jamaica já estão classificados. Os vencedores de Panamá x Cuba e Trinidad e Tobago x Haiti, que se enfrentam no Panamá em 8 de janeiro de 2016, serão os dois últimos participantes.

A Copa América especial foi criada para comemorar os 100 anos de fundação da Conmebol, no próximo ano, mas correu o risco de não acontecer devido à investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos de que dirigentes da Conmebol e da Concacaf receberam propina para vender os direitos comerciais do torneio para empresas de marketing esportivo.

Sete cartolas foram presos, entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF na época da negociação do direitos da competição, em 2013, e que está em prisão domiciliar nos EUA. Ele nega as acusações.

"Será a primeira vez que a Copa América será realizada fora da América do Sul. Será um evento com grandes estrelas", disse o presidente da Conmebol, o paraguaio Juan Ángel Napout.


Endereço da página:

Links no texto: