Folha de S. Paulo


Presidente da federação chilena renuncia após viajar para os EUA

Jorge Adorno/Reuters
President of Chile's Football Federation Sergio Jadue speaks after receiving a distinction for the America Cup the draw of the 2015 Copa Sudamericana tournament at the CONMEBOL headquarters in Luque, on the outskirts of Asuncion in this file photo dated July 16, 2015. Jadue has gone to the United States to talk to the FBI as part of its ongoing probe into corruption at soccer governing body FIFA, local media reported on Wednesday. REUTERS/Jorge Adorno/Files ORG XMIT: ASU06
Jadue recebe prêmio pelo título da Copa América em evento da Conmebol

O cartola Sergio Jadue renunciou ao cargo de presidente da Federação Chilena de Futebol nesta quarta-feira (18).

O anúncio aconteceu menos de 24 horas depois de Jadue viajar para os EUA, na noite de terça (17). Ele não quis comentar se a viagem está relacionada às investigações da Justiça norte-americana sobre o escândalo de corrupção no futebol mundial e disse que estava tirando férias com a família.

Segundo a imprensa chilena, ele participaria de um programa de proteção de testemunhas relacionado às investigações da Fifa naquele país.

Na semana passada, após voltar de uma viagem para o Brasil, o dirigente negou que planejasse renunciar. A federação chilena, então, anunciou que ele tiraria 30 dias de licença médica.

"A diretoria decidiu aceitar a renúncia do senhor Jadue de forma unânime", disse o presidente interino da federação, Jaime Baeza, nesta quarta.

Na semana passada, o presidente da federação colombiana também renunciou ao cargo. Outros ex-dirigentes ligados à Conmebol, como o ex-presidente da CBF José Maria Marin, foram presos na Suíça em maio.

Marin foi extraditado para os EUA no início do mês.

Com a saída do cartola, a permanência do técnico Jorge Sampaoli no comando da equipe campeã da Copa América é incerta. O Chile não teve um bom início nas eliminatórias para a Copa-2018 e perdeu para o Uruguai por 3 a 0 nesta terça .


Endereço da página:

Links no texto: