Folha de S. Paulo


Douglas Costa brilha, Brasil vence o Peru e fecha o ano em terceiro

Com gols de Douglas Costa e Renato Augusto, duas das novidades do técnico Dunga em relação ao jogo contra a Argentina, a seleção brasileira venceu o Peru por 3 a 0 na noite desta terça-feira (17), em Salvador, pela 4ª rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018.

Com o resultado, o Brasil conquistou a sua segunda vitória no classificatório para o Mundial e encerrou o ano de 2015 em terceiro na classificação, com sete pontos. O outro gol da vitória foi anotado pelo lateral esquerdo Filipe Luis, quando o placar já marcava 2 a 0. O Peru continuou com três pontos, na penúltima colocação.

Aproveitando o estádio lotado e a fragilidade do adversário, o time brasileiro dominou quase todo o jogo. Mesmo assim, teve dificuldades de criar as jogadas no campo de ataque, principalmente no primeiro tempo, quando conseguiu fazer 1 a 0, gol de Douglas Costa.

Na etapa final, Renato Augusto e Filipe Luís selaram o placar para a equipe nacional, que teve Willian e o meia-atacante do Bayern de Munique como os principais destaques na partida. Neymar, muito marcado, pouco apareceu.

Agora, a seleção brasileira volta aos gramados somente em 2016. No dia 24 de março, recebe o Uruguai, pela 5ª rodada das eliminatórias sul-americanas. No mesmo dia, o Peru joga diante da lanterna Venezuela, em casa.

O JOGO

A seleção brasileira teve três mudanças em relação ao jogo contra a Argentina. Além do zagueiro Gil no lugar do suspenso David Luiz, o técnico Dunga optou pelas entradas de Renato Augusto e Douglas Costa nas vagas de Lucas Lima e Ricardo Oliveira. Assim, o time nacional melhorou a qualidade do passe no meio de campo e ganhou velocidade e drible pelos dois lados.

Isso porque, no outro extremo, Willian destoava do restante da equipe brasileira e era o melhor em campo. Com belas jogadas individuais e bons passes, o meia do Chelsea participou das principais jogadas dos donos da casa no primeiro tempo. Já Neymar pouco apareceu no jogo.

Aos 21 min, após outra boa jogada individual pelo lado direito, Willian cortou a marcação e cruzou para a pequena área, onde estava Douglas Costa, que só empurrou para o fundo das redes do Peru e abriu o placar.

Depois do gol, o Brasil aumentou ainda mais o seu domínio territorial na partida e rondou a grande área peruana até o intervalo. Os brasileiros, porém, erravam muito o último passe. Mesmo assim, aos 38 min, Douglas Costa chegou a acertar a trave adversária em cobrança de falta lateral.

O Brasil continuou encontrando espaços na defesa peruana e, aos 12 min da etapa final, chegou ao segundo gol com a outra novidade no time titular. Douglas Costa fez boa jogada individual e passou para Renato Augusto, da entrada da área, chutar colocado no canto e ampliar o placar para a seleção brasileira.

Sempre com jogadas em velocidade pelos lados do campo, o time nacional continuou com mais posse de bola e presença ofensiva, selando a vitória aos 31 min. Douglas Costa cortou a marcação e chutou forte da entrada da área para boa defesa do goleiro do Peru. No rebote, o lateral esquerdo Filipe Luís só escorou para o fundo das redes.


Endereço da página:

Links no texto: