Folha de S. Paulo


Laudo expande capacidade de São Januário para Vasco x Corinthians

Daniel Marenco/Folhapress
O estádio de São Januário, que será palco do jogo entre Vasco e Corinthians
O estádio de São Januário, que será palco do jogo entre Vasco e Corinthians

O Vasco obteve nesta sexta-feira (13) a liberação do Corpo de Bombeiros para aumentar a capacidade do estádio de São Januário para o jogo contra o Corinthians, na próxima quinta-feira (19), às 22h (de Brasília), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

"O novo documento prevê um público de até 21.880 pessoas sentadas no estádio", indicou um comunicado do Corpo de Bombeiros.

Até então, o estádio tinha como capacidade máxima 15.311 torcedores.

A venda de ingressos começa na próxima segunda-feira (16).

Os torcedores do Corinthians devem ter direito a 10% da carga total de entradas.

O jogo decisivo de quinta estava, a princípio, marcado para acontecer no Maracanã. De acordo com a CBF, a mudança se deu "devido à impossibilidade de utilização do estádio do Maracanã, cedido para evento".

A confirmação de que a partida será em São Januário deixou a diretoria do Corinthians preocupada.

Em entrevista à Rádio Globo, no início da semana, o presidente do clube paulista, Roberto de Andrade, afirmou que a diretoria acionará o Ministério Público para pedir segurança aos seus torcedores que viajarão ao Rio.

O duelo será como uma final de campeonato, já que pode dar o hexacampeonato ao time do técnico Tite. Já os cariocas lutam contra o rebaixamento.

"O confronto entre Vasco e Corinthians sempre é de risco. São torcidas bem rivais, violentas. São Januário para chegar não é muito seguro. Todas as vezes que jogamos lá são dois ou três vidros quebrados [do ônibus]", disse o dirigente.

De acordo com a Polícia Militar do Rio, não há motivo para medo.

"Não há nenhum motivo para receio. Já tivemos vários clássicos aqui e não houve nenhum tipo de problema. Estamos completamente preparados para um jogo desse tamanho", afirmou o major Silvio Luiz, comandante do Grupo Especial de Policiamento nos Estádios.

Ele citou como exemplo o confronto de 2012, da Libertadores, entre Vasco e Corinthians, que também aconteceu em São Januário e não teve ocorrências.

CONFIRA O COMUNICADO DO CORPO DE BOMBEIROS

"O Corpo de Bombeiros informa que, nesta sexta-feira (13/11), o LPCI do estádio de São Januário foi emitido e homologado na Diretoria Geral de Serviços Técnicos da corporação, com base em vistoria realizada na quinta-feira (12/11).

O novo documento prevê um público de até 21.880 pessoas sentadas no estádio.

Lembramos que, seguindo as normas do Estatuto do Torcedor, todo estádio deve dar entrada em requerimento junto ao Grupamento de Prevenção em Estádios (GPrev) solicitando a autorização para a realização de cada partida. Neste caso, o Corpo de Bombeiros envia uma equipe ao local para ratificar as condições do LCPI vigente".


Endereço da página:

Links no texto: