Folha de S. Paulo


Rússia envia defesa e admite pontos revelados por agência antidoping

A Rússia entregou nesta quinta-feira (12) um relatório de defesa à IAAF (Federação Internacional de Atletismo) em resposta às acusações apresentadas pela Wada (Agência Mundial Antidoping) de que o país montou uma uma estrutura sistemática de dopagem.

O presidente da Federação russa de atletismo, Vadim Zelichenok, destacou que no relatório apresentado nesta quinta-feira o país admite alguns pontos revelados pela Wada, questiona outros e assinalou que alguns já haviam sido resolvidos, mas não detalhou a quais acusações se referia.

Na sexta-feira, o conselho da IAAF fará uma teleconferência sobre o caso. Não se sabe ainda se haverá apenas uma exposição dos pontos abordados pela Rússia ou se já pode ser tomada uma decisão.

Entre 25 e 27 de novembro, em Monte Carlo, o conselho se reunirá. Então deve ser discutido se a recomendação da Wada -banir a Rússia de todas as competições internacionais de atletismo, incluindo os Jogos Olímpicos do Rio-2016 - será acatada.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal inglês "The Guardian" na terça-feira, a federação internacional segue sob pressão para dar uma punição exemplar ao caso.

O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, já se posicionou declarando que não acredita que a Rússia irá desfalcar os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e que tem esperança que a federação de atletismo do país irá "evoluir e garantir a presença dos atletas".


Endereço da página:

Links no texto: