Folha de S. Paulo


Putin diz que punições por doping no atletismo devem ser individuais

Ria Novosti/AFP
Russian President Vladimir Putin (C) meets with sportsmen as he visits a sports centre in Sochi on November 11, 2015. Russia must do everything it can to eradicate doping, President Vladimir Putin said on November 11, as his country faced a possible ban from the Olympics over allegations of
Vladimir Putin se encontra com atletas em visita a centro esportivo, em Sochi

Alvo de duras acusações da Agência Mundial Antidoping (Wada), a Rússia precisa "fazer de tudo" para acabar com o problema, declarou nesta quarta-feira (11) o presidente Vladimir Putin.

"Precisamos fazer de tudo para livrar a Rússia deste problema", disse Putin, de acordo com imagens divulgadas pela televisão russa, além de fazer um apelo para "uma cooperação das mais abertas e profissionais com as estruturas internacionais antidoping".

Na segunda-feira (9), um relatório bombástico de uma comissão independente de investigação Wada acusou a Rússia de sustentar um esquema sem precedentes de "doping organizado", envolvendo dos atletas ao mais alto escalão do Estado.

Na sexta-feira, membros do conselho da IAAF (Federação Internacional de Atletismo) vão discutir a aplicação da recomendação da Wada de banir a Rússia de todas as competições internacionais de atletismo, inclusive os Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Para tentar evitar isso, Putin alegou que as punições precisavam ser "individuais, e não coletivas", e ainda afirmou que a Rússia tinha que realizar "sua própria investigação".


Endereço da página: