Folha de S. Paulo


Palmeiras de Marcelo Oliveira passa menos e lança mais que o de Oswaldo

Cesar Greco - 16.out.2015/Ag.Palmeiras/Divulgação
Marcelo Oliveira em treino do palmeiras -
Marcelo Oliveira durante treino do Palmeiras

No primeiro semestre deste ano, o Palmeiras de Oswaldo de Oliveira teve como característica marcante a contínua troca de passes, especialmente nas regiões do meio de campo e da intermediária adversária.

Nesse período, quando o grande feito da equipe foi chegar à final do Paulista, não faltaram brincadeiras com o "tiki-taka" do Oswaldo, em referência ao modelo difundido pelo Barcelona de Pep Guardiola.

Mais recentemente, no entanto, a equipe tem investido em outra estratégia, menos plástica e que também não tem sido muito eficiente.

Treinado por Marcelo Oliveira, o Palmeiras tem apostado nos lançamentos e tem arriscado menos passes.

Segundo números do Footstats, site de levantamentos estatísticos, o Palmeiras trocou 378 passes em média por jogo no Paulista. Desde que Marcelo assumiu na oitava rodada do Brasileiro, o time dá 323 por partida.

Além de ter reduzido a quantidade de passes, o time também perdeu qualidade no fundamento. No Paulista, o time errava cerca de 10%, atualmente 13% dos seus passes acabam nos pés dos jogadores da equipe rival.

Os desfalques dos principais jogadores do meio de campo ajudam a explicar a nova identidade da equipe. Os volantes Gabriel e Arouca e os meias Robinho e Cleiton Xavier foram vítimas de lesões e deixaram o time por diversas rodadas do Brasileiro.

Alguns substitutos testados, como Andrei Girotto, Amaral e Thiago Santos, não têm a mesma qualidade na condução de bola e nos passes que os titulares.

Com a queda na quantidade e na qualidade dos passes, a equipe passou a apostar em lançamentos. Em média, são 49 por jogo, 15 a mais que no Paulista, sendo que 60% deles são errados.

A nova estratégia não parece facilitar a aproximação da meta adversária, pois a média de finalizações do Palmeiras também caiu: 12 nas últimas 26 rodadas do Brasileiro, contra 14 no Paulista.

Ciente do problema, Marcelo Oliveira disse em coletiva de imprensa nesta sexta (6) que colocará Robinho ao lado de Thiago Santos no meio de campo da equipe, dando assim mais capacidade de criação. Com isso, o jovem Matheus Sales volta ao banco de reservas. Suspenso, Dudu desfalca a equipe.

PALMEIRAS
Prass; J. Pedro, Jackson, V. Hugo e Egídio; Thiago Santos, Robinho e Zé Roberto; Rafael Marques, Gabriel. Jesus e Barrios. Técnico: Marcelo Oliveira

VASCO
M. Silva; Madson, Luan, Rodrigo e J. César; Serginho, Diguinho, Andrezinho e Nenê; R. Silva e Riascos. Técnico: Jorginho

Estádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)


Endereço da página:

Links no texto: