Folha de S. Paulo


Medalhista olímpica e mundial, Yane muda treino e vai correr provas de rua

Luiz Carlos Murauskas - 4.nov.2015/Folhapress
Yane Marques, do pentatlo moderno, participa de evento da Petrobras, no kartódromo da Granja Viana, em SP
Yane Marques, do pentatlo moderno, participa de evento da Petrobras, no kartódromo da Granja Viana

Yane Marques, 31, decidiu sofrer rumo aos Jogos Olímpicos. Sofrer para chegar no Rio em condições de manter o pódio que conquistou na última Olimpíada e no último Mundial.

A ideia partiu de seu técnico, Alexandre França. Colocar a atleta do pentatlo moderno para correr provas de rua de até 10 km.

O que França quer é melhorar sua atleta na modalidade que fecha a prova do pentatlo: a corrida. O esporte é formado pelas disputas na esgrima, natação, hipismo e a prova combinada (tiro mais corrida).

"A corrida é minha prova mais fraca, mas é simples de treinar", afirma Yane à Folha. A primeira prova já acontece neste sábado (7), em Recife, onde ela mora.

"Voltei de férias no domingo [1º de novembro] e o França já tinha me inscrito nessa e outras três provas de rua até o fim do ano", conta a atleta.

A corrida no pentatlo moderno é de 3,2 km, com paradas para a prova de tiro.

"Ele [França] fala que preciso aprender a sentir dor na corrida. Aguentar a dor da corrida por mais tempo para chegar com 100% da força no fim da prova", explica Yane, nadadora por formação.

Medalhista de bronze na Olimpíada de Londres-2012, prata no Mundial de 2013 e bronze no deste ano, Yane já tinha a vaga olímpica assegurada quando ganhou o Pan de Toronto, em julho, que também valia como classificatória.


Endereço da página:

Links no texto: