Após atrasos na licitação de uma das maiores reformas de sua história, Interlagos recebe a Fórmula 1 ainda em obras, mas elogiada pelos dirigentes da categoria e do GP do Brasil.
Nesta quarta (4), a SPObras entregou oficialmente o que ela chama de segunda fase da reestruturação do autódromo. A apresentação contou com a presença do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, de Bernie Ecclestone, o chefe-executivo da FOM, empresa que controla a F-1, e de Tamas Rohonyi, promotor da prova.
Embora a maior parte das exigências das equipes e da organização da F-1 tenha sido realizada, como a ampliação do paddock, os novos boxes, prometidos para 2015, não saíram do papel.
O secretário municipal de obras, Roberto Garibe, afirmou que, apesar dos atrasos, seria possível entregar os novos boxes ainda em 2015, mas, devido ao aperto no cronograma, optou-se por manter o prédio antigo para não ameaçar a realização do GP neste ano.
"Os boxes são uma estrutura vital para a realização do Grande Prêmio", disse Garibe. "Nós, em comum acordo com os organizadores, decidimos não correr nenhum risco."
Moacyr Lopes Junior/Folhapress | ||
Fachada do novo prédio do autódromo José Carlos Pace, inaugurado nesta quarta (4) |
Ecclestone elogiou as reformas, com ressalvas. "Estou satisfeito, mas não surpreso, já que isso havia sido prometido para 2014. Mas isso não foi culpa do prefeito, demoramos para encontrar a melhor alternativa", disse, referindo-se ao plano inicial de mudar os boxes e a largada para a atual reta Oposta.
Em 2015, a Fórmula 1 vai encontrar na pista brasileira dois novos prédios, um deles com quatro novos boxes, mais espaçosos, destinados à organização. A outra construção, na parte de trás do paddock, substitui as áreas técnicas improvisadas que as equipes usavam até 2014. Segundo a SPObras, o edifício está 80% completo, mas já em operação.
A área livre do paddock também ganhou 2 m de largura em relação aos anos anteriores. Ao contrário do que havia sido prometido, ele só será coberto por uma membrana de tecido e telha metálica em 2016, ao final da reforma completa dos boxes.
ARENA MULTIUSO
Fernando Haddad disse que as obras devem ajudar o autódromo a receber outros eventos, não apenas esportivos, que ajudem a torná-lo mais rentável à prefeitura.
"Interlagos já recebe outros eventos de grande porte, como o Lollapalooza e o Electric Daisy Carnival [ festivais de música]. São Paulo quer utilizar este equipamento com outras finalidades", afirmou.