Folha de S. Paulo


Com obras em andamento, reforma de Interlagos é aprovada por Ecclestone

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL. 04.11.2015. Fernando Haddad,Bernie Ecclestone e roberto Garibe, durante entrevista coletiva sobre as reformas do autodromo de Interlagos, nos preparativos do Grande Premio Brasil. (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress, ESPORTE). ***EXCLUSIVO***
Fernando Haddad e Bernie Ecclestone durante apresentação das novas instalações de Interlagos

Após atrasos na licitação de uma das maiores reformas de sua história, Interlagos recebe a Fórmula 1 ainda em obras, mas elogiada pelos dirigentes da categoria e do GP do Brasil.

Nesta quarta (4), a SPObras entregou oficialmente o que ela chama de segunda fase da reestruturação do autódromo. A apresentação contou com a presença do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, de Bernie Ecclestone, o chefe-executivo da FOM, empresa que controla a F-1, e de Tamas Rohonyi, promotor da prova.

Embora a maior parte das exigências das equipes e da organização da F-1 tenha sido realizada, como a ampliação do paddock, os novos boxes, prometidos para 2015, não saíram do papel.

O secretário municipal de obras, Roberto Garibe, afirmou que, apesar dos atrasos, seria possível entregar os novos boxes ainda em 2015, mas, devido ao aperto no cronograma, optou-se por manter o prédio antigo para não ameaçar a realização do GP neste ano.

"Os boxes são uma estrutura vital para a realização do Grande Prêmio", disse Garibe. "Nós, em comum acordo com os organizadores, decidimos não correr nenhum risco."

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL. 04.11.2015. Novo predio do autodromo de Interlagos, nos preparativos do Grande Premio Brasil. (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress, ESPORTE). ***EXCLUSIVO***
Fachada do novo prédio do autódromo José Carlos Pace, inaugurado nesta quarta (4)

Ecclestone elogiou as reformas, com ressalvas. "Estou satisfeito, mas não surpreso, já que isso havia sido prometido para 2014. Mas isso não foi culpa do prefeito, demoramos para encontrar a melhor alternativa", disse, referindo-se ao plano inicial de mudar os boxes e a largada para a atual reta Oposta.

Em 2015, a Fórmula 1 vai encontrar na pista brasileira dois novos prédios, um deles com quatro novos boxes, mais espaçosos, destinados à organização. A outra construção, na parte de trás do paddock, substitui as áreas técnicas improvisadas que as equipes usavam até 2014. Segundo a SPObras, o edifício está 80% completo, mas já em operação.

A área livre do paddock também ganhou 2 m de largura em relação aos anos anteriores. Ao contrário do que havia sido prometido, ele só será coberto por uma membrana de tecido e telha metálica em 2016, ao final da reforma completa dos boxes.

ARENA MULTIUSO

Fernando Haddad disse que as obras devem ajudar o autódromo a receber outros eventos, não apenas esportivos, que ajudem a torná-lo mais rentável à prefeitura.

"Interlagos já recebe outros eventos de grande porte, como o Lollapalooza e o Electric Daisy Carnival [ festivais de música]. São Paulo quer utilizar este equipamento com outras finalidades", afirmou.


Endereço da página: