Folha de S. Paulo


Polícia alemã faz buscas em sede da federação e casas de dirigentes

A polícia alemã realizou operações de busca na sede da Associação Alemã de Futebol (DFB) em Frankfurt, nesta terça-feira (3), e em residências de dirigentes suspeitos de evasão fiscal relacionada ao processo de escolha da sede da Copa do Mundo de 2006, informou a procuradoria.

"Procuradores em Frankfurt abriram investigações sobre suspeita de casos de evasão fiscal ligados ao processo de escolha do campeonato de futebol de 2006 e a transferência de 6,7 milhões de euros do comitê organizador da Associação Alemã de Futebol (DFB) para a Fifa", disseram os procuradores em comunicado.

O jornal Bild disse que as casas do presidente da DFB, Wolfgang Niersbach, e do ex-presidente Theo Zwanziger foram alvos da operação policial.

Em outubro, a revista "Der Spiegel" publicou uma suposta existência de uma "caixa-preta" do comitê da candidatura com a qual se comprou o voto de quatro delegados asiáticos da Fifa.

Logo depois, a Promotoria de Frankfurt informou que estudava a possibilidade de abrir uma investigação sobre o caso. "Ainda não iniciamos uma investigação [formal]. Faremos isto se a suspeita for confirmada", disse Nadja Nielsen no último dia 19.

A Alemanha obteve em julho de 2000 a organização do Mundial, após uma votação que teve 12 votos para sua candidatura contra a 11 para a África do Sul e uma abstenção do neozelandês Charles Dempsey no último turno da votação.

Ruben Sprich/Reuters
Blatter anuncia Alemanha como vencedora para sediar a Copa do Mundo-2006; evento foi realizado em Zurique em 2000
Blatter anuncia Alemanha como vencedora para sediar a Copa do Mundo-2006; evento foi realizado em Zurique em 2000

Endereço da página:

Links no texto: