Folha de S. Paulo


Brasileiro joga Medina para repescagem e avança às quartas

O brasileiro Gabriel Medina terá que passar pela repescagem para continuar com chances de assumir a liderança do ranking do Mundial de surfe. Nesta terça-feira (27), o atual campeão mundial foi derrotado pelo compatriota Italo Ferreira na quarta fase da etapa de Peniche, em Portugal, a penúltima da temporada.

Italo obteve 17.17 pontos, contra 10.73 de Medina. O terceiro colocado na bateria foi Michel Bourez, que totalizou 7.77.

Na repescagem, que deverá ser realizada nesta quarta-feira —a etapa foi paralisada em virtude das condições do mar—, Medina enfrentará o havaiano Keanu Asing. Já Italo está garantido nas quartas de final e aguarda a definição do seu adversário. Além de Italo, Filipe Toledo, o Filipinho, é o outro brasileiro classificado entre os oito melhores.

Medina e Filipinho podem assumir a liderança do ranking em Portugal com os descartes —os dois piores desempenhos dos surfistas durante o Mundial são descontados— após as eliminações do australiano Mick Fanning, que ocupa a liderança, e do brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, vice-líder. Os dois caíram na terceira fase da competição. Owen Wright e Julian Wilson, terceiro e quarto colocados respectivamente, caíram na segunda rodada.

Para isso, um deles precisa vencer a etapa de Peniche.

Sem contar os resultados da etapa de Peniche e os descartes, Fanning é o líder com 49.900 pontos, contra 49.450 de Mineirinho. Medina é o quinto colocado com 40.650 pontos, enquanto Filipinho tem 40.200.

A etapa de Peniche é a penúltima da temporada. A última será em Pipeline, no Havaí, que será realizada entre os dias 8 e 20 de dezembro.

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: