Folha de S. Paulo


Índias fazem desfile especial nos Jogos Mundiais de Palmas (TO)

SPFW (São Paulo Fashion Week), que nada! Pelo menos na noite deste sábado (24), o destaque dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, realizados em Palmas (TO), foi a beleza de 60 mulheres brasileiras e estrangeiras.

Elas participaram do "Cunhã Porã", termo que entre os índios se refere à beleza feminina. Das 60 escolhidas, 25 eram brasileiras e outras 34 de países como Guiana Francesa, Mongólia e Nova Zelândia.

Com pinturas corporais, cocares e adornos típicos de suas etnias, as "índias gatas" desfilaram na arena dos Jogos num tapete improvisado. Palmas recebe a primeira edição do evento e reúne indígenas atletas do Brasil e 23 países.

Assim como na maioria das modalidades esportivas, também o desfile não teve uma competição nem sagrou uma vencedora.

O desfile foi realizado ao estilo dos índios: a maioria dos parentes das belas índias reuniram-se em círculo na arena, em torno do tapete colocado para as jovens desfilarem.

Sob o calor forte, algumas das estrangeiras usavam trajes típicos que cobriam todo o corpo, em contraste com a maioria das indígenas brasileiras, muitas delas apenas com adornos sobre o corpo e biquíni.


Endereço da página:

Links no texto: