Folha de S. Paulo


Mineirinho e Fanning caem, e Medina e Filipinho podem brigar pela ponta

Os brasileiros Filipe Toledo e Gabriel Medina ganharam um fôlego na briga pelo título do Mundial de surfe. Neste domingo (25), os dois surfistas avançaram na etapa de Peniche, em Portugal, a penúltima da temporada, e ainda assistiram às quedas de Mineirinho e Mick Fanning.

Filipe Toledo já está nas quartas de final da etapa. Neste domingo, ele passou pela terceira e quarta fases da competição. Primeiro a entrar no mar, o brasileiro, que ocupa a sexta colocação no ranking, passou pelo havaiano Mason Ho. Ele totalizou 14.70, contra 2.76 do rival.

Na quarta fase, Filipinho venceu a bateria, que ainda contava com os norte-americanos Kolohe Andino e Brett Simpson. Ele somou 19 pontos, contra 18 de Andino, e 17.57 de Simpson.

Antes de entrar no mar pela quarta rodada, Filipinho viu as quedas precoces de Mineirinho e Fanning e uma onda quase de perfeita de Medina quando faltava pouco mais de um minuto para o término da bateria.

O australiano foi derrotado pelo português Frederico Morais. O tricampeão somou 14.40, contra 16.03 do rival.

Logo após a eliminação de Fanning, Mineirinho poderia assumir a liderança, mas também foi surpreendido pelo português Vasco Ribeiro. O brasileiro tomou a virada quando faltavam dez minutos para o final da bateria.

Já Medina competiu apenas pela terceira fase e conseguiu avançar quando acertou um aéreo no último minuto. Ele perdia para o compatriota Caio Ibelli, quando aplicou a manobra, ganhou 9.50 e venceu a bateria por 17.67 a 15.87.

Medina vai disputar a quarta rodada provavelmente nesta segunda-feira (26). A competição foi interrompida neste domingo por falta de luz natural. Ele está na quarta bateria juntamente com Michel Bourez e o compatriota Italo Ferreira. O vencedor vai direto para as quartas de final.

Com os desempenhos em Portugal, Medina ou Filipinho podem até assumir a liderança da competição com os descartes -os dois piores desempenhos dos surfistas durante as etapas são descontados.

Sem contar os resultados da etapa de Peniche, Fanning é o líder com 49.900 pontos, contra 49.450 de Mineirinho. Medina é o quinto colocado com 40.650 pontos, enquanto Filipinho tem 40.200.

Owen Wright e Julian Wilson, terceiro e quarto colocados respectivamente, caíram na segunda rodada.

A etapa de Peniche é a penúltima da temporada. A última será em Pipeline, no Havaí, que será realizada entre os dias 8 e 20 de dezembro.

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: