Folha de S. Paulo


Mineirinho passa pela repescagem e se mantém na briga pelo título

O surfista Adriano de Souza, o Mineirinho, continua dependendo apenas de si para conquistar o título do Mundial de surfe. Neste sábado (24), ele superou a repescagem e se garantiu na terceira rodada da etapa de Peniche, em Portugal, a penúltima da temporada.

Com a nota 12.43, Mineirinho superou o português Tiago Pires, que totalizou 6.17. O surfista brasileiro disputou a repescagem após ficar em terceiro lugar na primeira rodada, realizada na sexta-feira.

Com a vaga na terceira fase da competição, Mineirinho depende apenas de si para conquistar o título. Atualmente, o surfista ocupa a vice-liderança com 49.450, contra 49.900 do australiano Mick Fanning, líder do ranking.

Fanning, que avançou diretamente para a terceira fase, ainda pode ser campeão em Portugal. Para comemorar o seu quarto título da competição –ganhou em 2007, 2009 e 2013–, o australiano precisa vencer a etapa e torcer para que Mineirinho não passe da terceira fase.

Se o brasileiro avançar à quarta rodada, o título será decidido apenas no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro.

Além de Mineirinho, outros dois brasileiros conseguiram a classificação na repescagem: Caio Ibelli e Italo Ferreira. Wiggolly Dantas e Tomas Hermes foram eliminados.

Por enquanto, o Brasil já tem cinco surfistas garantidos na terceira rodada. Além de Mineirinho, Ibelli e Italo Ferreira, Medina e Filipinho já tinham se classificado após vencerem suas baterias no primeiro dia.

Jadson André e Miguel Pupo ainda disputam a repescagem —os dois devem competir no domingo. A organização decidiu paralisar a competição neste sábado após a disputa da sétima bateria em razão das condições do mar.

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: