Folha de S. Paulo


Palmeiras e Santos testam planos distintos

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Marcelo Oliveira observa jogo do Palmeiras
Marcelo Oliveira observa jogo do Palmeiras

Nesta reta final de temporada, Palmeiras e Santos têm disputado cabeça a cabeça metas semelhantes: Paulista (jogaram a final), Copa do Brasil (ambos na semifinal), Brasileiro (os dois melhores colocados na luta pelo quarto lugar).

Neste sábado (24), seus treinadores devem optar por estratégias diferentes nos jogos do principal torneio nacional.

No time da capital, que enfrenta o Sport, concorrente direto por vaga na Libertadores de 2016, o técnico Marcelo Oliveira deve poupar jogadores para o jogo de volta contra o Fluminense pela semifinal da Copa do Brasil. Antes do primeiro jogo, ele já havia escalado time misto contra o Avaí.

"Temos que canalizar muita energia para quarta-feira. Ou a gente vai para a final ou vamos cair fora. O Brasileiro ainda tem algumas rodadas e isso pesa um pouco na hora de escalar", disse o treinador nesta sexta (23).

Como não podem ser utilizados na Copa do Brasil, Leandro Almeida e Thiago Santos serão titulares no Pacaembu. Além deles, os argentinos Mouche, Allione e Cristaldo devem jogar.

Já o Santos conseguiu excelente vantagem na Copa do Brasil com a vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, e Dorival Júnior adiantou que poupará o menor número possível de titulares contra o Figueirense.

Ricardo Saibun - 16.set.2015/Divulgação/Santos FC
Dorival Júnior durante jogo entre Santos e Atlético-MG
Dorival Júnior durante jogo entre Santos e Atlético-MG

Gabriel será desfalque devido a suspensão, mas a equipe contará com seus principais jogadores, como David Braz, Lucas Lima e Ricardo Oliveira.

EXPECTATIVAS OPOSTAS

Adversários na final do Paulista, vencida pelo Santos, os dois times iniciaram o ano com expectativas antagônicas.

Em entrevista à Folha nesta quinta (22), o presidente Modesto Roma Júnior disse que as pessoas achavam que o Santos faria "campanha para não cair", mas o "grupo tem mostrado que tem força". Além do título paulista, chegou à semifinal da Copa do Brasil e tem grandes chances de garantir vaga no G4.

Curiosamente, parte do elenco é composta por profissionais com passagem pelo Palmeiras: Dorival Junior, demitido em 2014; Marquinhos Gabriel, pouco aproveitado no mesmo ano; e David Braz, que deixou o clube em 2008. Além disso, Lucas Lima e Ricardo Oliveira negociaram com o clube antes de acertarem com o Santos.

No caso do Palmeiras, a campanha é ligeiramente inferior: vice paulista, semifinal da Copa do Brasil e quinta colocação no Brasileiro.

Mas com um elenco repleto de atletas renomados, as expectativas eram inversas às dos santistas e, por isso, a torcida tem pressionado o time.

A classificação para a Libertadores é vista como obrigação, enquanto para o Santos é um possível triunfo inesperado para uma temporada que parecia perdida.

No próximo domingo (1º), eles se enfrentam na Vila Belmiro pelo Brasileiro.

FIGUEIRENSE
Muralha; Sueliton, B. Alves, T. Heleno e Juninho; Fabinho, J. Vitor, Yago e R. Bastos; Dudu e C. Alberto. Técnico: H. Coutinho

SANTOS
Vanderlei; D. Guedes, Werley, D. Braz e Zeca; Renato, L. Otávio e L. Lima; M. Gabriel, Geuvânio e R. Oliveira. Técnico: Dorival Jr.

Estádio: O. Scarpelli (SC)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
TV: 18h30, SporTV

*

PALMEIRAS
Prass; J. Pedro, Jackson, L. Almeida e J. Paulo; M. Sales, T. Santos e Allione; Mouche, R. Marques e Cristaldo. Técnico: M. Oliveira

SPORT
D. Fernandes; S. Xavier, M. Ferraz, E. Pascoa e Renê; Rithely, Wendel, D. Souza e Marlone; Élber e André. Técnico: Falcão

Estádio: Pacaembu (SP)
Árbitro: André Castro (GO)
TV: 21h, pay-per-view


Endereço da página:

Links no texto: