Folha de S. Paulo


Medina e Fanning avançam para 3ª rodada; Mineirinho vai à repescagem

Campeão da etapa da França do Mundial de surfe na semana passada, o brasileiro Gabriel Medina começou bem a etapa de Peniche, em Portugal, a penúltima da temporada.

Nesta sexta-feira (23), o atual campeão mundial venceu sua bateria e avançou diretamente para a terceira rodada da competição.

Quinto colocado no Mundial e ainda com chances de conquistar o bicampeonato, Medina somou 14 pontos e venceu sua bateria, que ainda contava com o compatriota Miguel Pupo, que totalizou 12.60, e o havaiano Mason Ho, que somou 10.86.

Além de Medina, o brasileiro Filipe Toledo também avançou para a terceira rodada da competição. Ele venceu o confronto contra os compatriotas Tomas Hermes e Jadson André. Sexto no ranking, Filipinho somou 13.17, contra 12.83 de Hermes e 8.40 de Jadson André.

Por outro lado, Adriano de Souza, o Mineirinho, não conseguiu avançar direto e terá que disputar a repescagem. Ele ficou na terceira colocação em sua bateria com 16.27 —mesma pontuação do norte-americano Kolohe Andino, segundo colocado. Com 16.43, o português Frederico Morais foi o vencedor.

O australiano Mick Fanning, 34, por sua vez, avançou diretamente para a terceira rodada ao vencer a sua bateria. Ele somou 13.24 pontos, contra 10.17 do português Tiago Pires e 9.10 do havaiano Sebastian Zietz.

Além de Mineirinho, Filipinho, Miguel Pupo,Tomas Hermes, Jadson André, outros dois brasileiros estão na repescagem: Italo Ferreira e Wiggolly Dantas.

Muita coisa pode acontecer nesta penúltima etapa da competição, desde Fanning conquistar antecipadamente o tetracampeonato à chance de Medina assumir a liderança.

Fanning, campeão mundial em 2007, 2009 e 2013, lidera o ranking com 49.900 pontos. Ele é seguido de perto justamente por Mineirinho, 28, que tem 49.450 pontos.

Para comemorar o seu quarto título da competição, Fanning precisa vencer a etapa de Portugal e torcer para que Mineirinho não passe da terceira fase. Se o brasileiro avançar à quarta rodada, o título será decidido apenas no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro.

Mineirinho também tem grandes chances de assumir a liderança. Para isso, basta que ele termine a etapa uma fase à frente do australiano, que defende o título em Peniche –no ano passado, o australiano venceu o desafio ao derrotar o sul-africano Jordy Smith, 27, na final.

A etapa de Portugal estava prevista para começar na terça-feira, mas foi adiada em virtude das condições do mar.

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: