Folha de S. Paulo


Palmeiras sofre com irregularidade de companheiros de zaga de Vitor Hugo

Nesta temporada, o Palmeiras contratou quatro zagueiros para brigarem por duas posições na região conhecida como "miolo de zaga", ou seja, os dois jogadores que jogam centralizados na defesa.

Uma das vagas foi ocupada pelo zagueiro Vitor Hugo, contratado do América-MG. Canhoto, trata-se de um jogador regular e ágil, e que ainda tem boa participação em bolas paradas - marcou sete gols na temporada.

No entanto, os demais reforços -Victor Ramos, Jackson e Leandro Almeida–, além do jovem Nathan, que só entrou em campo duas vezes no ano, têm sido testados pelo treinador Marcelo Oliveira e nenhum conseguiu ter seguidas atuações convincentes e ficar com a outra vaga.

No Brasileiro, Victor Ramos foi o mais testado, 17 vezes. Ainda que tenha feito algumas boas partidas, o zagueiro oscila muito de rendimento. Contra o Fluminense, nesta quarta-feira (21), teve atuação ruim no primeiro tempo, falhou no lance do segundo gol do adversário e foi substituído ainda no intervalo.

Em seu lugar entrou Jackson, reserva imediato, com 14 jogos no Brasileiro, que teve atuação sem maiores sustos. Egresso do Goiás, ele não caiu nas graças de Marcelo Oliveira para conquistar uma vaga no time titular ao lado de Vitor Hugo. Grande parte de suas partidas aconteceram na Copa do Brasil, quando uma equipe mista foi escalada. Ainda que tenha falhado em alguns momentos –foi mal contra o Flamengo no Allianz Parque, por exemplo–, mostra mais regularidade que Victor Ramos.

Contratado em junho, quando o clube já mostrava certa insatisfação com os demais além de Vitor Hugo, Leandro Almeida veio do Coritiba, clube no qual era capitão. Ele fez sua estreia no começo de julho, e foi colocado no time titular no lugar de Vitor Hugo, então lesionado.

Sua entrada no time coincidiu com a queda de rendimento da equipe no Brasileiro, após sequência de jogos com invencibilidade. Erros de posicionamento e de tempo de bola enervaram a torcida, que já deu mostras de desgosto com vaias. É o zagueiro mais criticado da equipe.

Zagueiro formado nas categorias de base, que teve bom desempenho em 2014 e foi convocado para a seleção olímpica, Nathan só atuou duas vezes pela equipe no ano. No Brasileiro, foi improvisado na lateral direita na derrota por 2 a 1 para o Coritiba, na 18ª rodada, e não foi bem, deixando buracos na defesa e sem dar apoio ao ataque.

Após a partida, Marcelo Oliveira creditou à desatenção os gols sofridos contra o Fluminense.

"O Fluminense não chegou em nenhum momento para fazer gol. Os gols saíram de bola parada, que na minha opinião é desatenção. Na bola parada, todo mundo sabe que o Fred é muito bom. Erramos no primeiro combate e depois de não acompanhar o Marcos Júnior, porque ficamos olhando a bola", explicou.

Diante do atual cenário, o clube já se mostrou ciente da irregularidade dos defensores e o diretor de futebol, Alexandre Mattos, confirmou em entrevista à ESPN que reaproveitará em 2016 o zagueiro Thiago Martins, que atualmente está emprestado ao Paysandu.

Ricardo Nogueira/Folhapress
Victor Ramos comemora gol marcado pelo Palmeiras
Victor Ramos comemora gol marcado pelo Palmeiras

Endereço da página:

Links no texto: