Folha de S. Paulo


Após 3º dia sem ondas, etapa de Portugal deve começar nesta sexta

A organização da penúltima etapa do Mundial de surfe, em Peniche, Portugal, adiou mais uma vez o início da competição, nesta quinta-feira (22).

"Hoje será mais um dia sem torneio. Está muito parecido com os primeiros dois dias", disse Travis Logie, comissário da WSL (Liga Mundial de Surfe).

A organização espera começar a competição nesta sexta-feira (23), quando as ondas devem atingir até três metros de altura.

"A partir de amanhã e adiante as condições estão muito promissoras, então estaremos de volta [nesta sexta], às 5h [de Brasília], para reavaliar as condições para um possível começo", afirmou.

A WSL tem até o dia 31 deste mês para realizar o torneio.

A etapa terá a presença de nove brasileiros: Filipe Toledo, Jadson André, Tomas Hermes, Gabriel Medina, Miguel Pupo, Caio Ibelli, Italo Ferreira, Adriano Souza, o Mineirinho, e Wiggolly Dantas.

A primeira bateria da competição contará com três brasileiros: Toledo, Jadson André e Hermes. Com isso, pelo menos um surfista do país já está garantido na terceira rodada da etapa.

Muita coisa pode acontecer em Peniche, desde o australiano Mick Fanning, 34, conquistar o tetracampeonato à chance de o brasileiro Gabriel Medina, 21, assumir a liderança –atualmente é o quinto colocado.

Fanning, campeão mundial em 2007, 2009 e 2013, lidera o ranking com 49.900 pontos. É seguido de perto pelo paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, 28, que tem 49.450 pontos.

Para comemorar o seu quarto título da competição, Fanning precisa vencer a etapa de Portugal e torcer para que Mineirinho não passe da terceira fase. Se o brasileiro avançar à quarta rodada, o título será decidido apenas no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro.

Mineirinho também tem grandes chances de assumir a liderança. Para isso, basta que ele termine a etapa uma fase à frente de Fanning, que defende o título em Peniche -no ano passado, o australiano venceu o desafio ao derrotar o sul-africano Jordy Smith, 27, na final.

CONFIRA AS BATERIAS DA PRIMEIRA RODADA

1 - Filipe Toledo(BRA) - Jadson Andre (BRA) - Tomas Hermes (BRA)
2 - Gabriel Medina (BRA) - Miguel Pupo (BRA) - Mason Ho (HAV)
3 - Julian Wilson (AUS) - Keanu Asing (HAV) - Caio Ibelli (BRA)
4 - Owen Wright (AUS) - Michel Bourez (TAI) - Vasco Ribeiro (POR)
5 - Adriano de Souza (BRA) - Kolohe Andino (EUA) - Frederico Morais (POR)
6 -Mick Fanning (AUS) - Tiago Pires (POR) - Sebastian Zietz (HAV)
7 - Kelly Slater (EUA) - Adrian Buchan (AUS) - Aritz Aranburu (ESP)
8 - Italo Ferreira (BRA) - Joel Parkinson (AUS) - Brett Simpson (EUA)
9 - Jeremy Flores (FRA) - Matt Wilkinson (AUS) - Ricardo Christie (NZL)
10 - Nat Young (EUA) - Kai Otton (AUS) - Glenn Hall (IRL)
11 - Bede Durbidge (AUS) - John Florence (HAV) - C.J. Hobgood (EUA)

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: