Folha de S. Paulo


Organização adia início da etapa de Portugal e prevê boas ondas para sexta

A organização da penúltima etapa do Mundial de surfe, que será realizada em Peniche, Portugal, adiou o primeiro dia de disputa, nesta terça-feira (20), por causa das ondas fracas, que não passam de meio metro.

"Temos boas condições externas aqui nesta manhã, mas, infelizmente, não temos uma ondulação por perto", disse Travis Logie, comissário da WSL (Liga Mundial de Surfe).

"Nós temos uma promessa de ótimas ondas chegando no fim desta semana e que devem se estender pela semana que vem", afirmou.

É praticamente certo que não haverá competição nem na quarta (21) e nem na quinta (22). A previsão indica boas ondas –de dois metros– para a próxima sexta-feira (23).

A organização tem até o dia 31 deste mês para realizar o torneio.

Muita coisa pode acontecer na penúltima etapa do Mundial, desde o australiano Mick Fanning, 34, conquistar o tetracampeonato à chance de o brasileiro Gabriel Medina, 21, assumir a liderança.

Fanning, campeão mundial em 2007, 2009 e 2013, lidera o ranking com 49.900 pontos. É seguido de perto pelo paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, 28, que tem 49.450 pontos.

Para comemorar o seu quarto título da competição, Fanning precisa vencer a etapa de Portugal e torcer para que Mineirinho não passe da terceira fase. Se o brasileiro avançar à quarta rodada, o título será decidido apenas no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro.

Mineirinho também tem grandes chances de assumir a liderança. Para isso, basta que ele termine a etapa uma fase à frente de Fanning, que defende o título em Peniche -no ano passado, o australiano venceu o desafio ao derrotar o sul-africano Jordy Smith, 27, na final.

CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: