Folha de S. Paulo


Técnico diz que Cielo volta 'pronto para dar porrada'

Cesar Cielo, 28, voltou a fazer treinamentos intensivos na semana passada depois de dois meses "de molho".

Segundo seu técnico, Arílson Silva, a primeira semana foi animadora na piscina do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, no Ibirapuera, base das atividades.

"Ele está de volta bem animado e zerado. Pronto para 'dar porrada'", disse à Folha.

Silva contou que o esforço está direcionado para o Torneio Open/Brasileiro Sênior, que ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro, em Palhoça (SC).

A competição será a primeira de duas seletivas olímpicas nacionais —a outra é o Troféu Maria Lenk, em abril.

"O Open é a primeira fase de avaliação neste retorno do Cesar. Mas ele chegará lá bem competitivo. Não no pico, mas em boa forma", acrescentou Silva, que orienta Cielo desde o começo do ano.

O foco do nadador estará na qualificação para os 50 m livre e para o revezamento 4 x 100 m livre. Em Kazan, ele nadaria as duas provas, porém optou por abdicar delas.

Com a saída dos 50 m livre, perdeu a chance de ser o primeiro tetra mundial da distância. Cielo disputou apenas os 50 m borboleta, na qual defendia o bicampeonato mundial, mas terminou em sexto.

No Mundial, o médico da seleção Gustavo Magliocca disse que Cielo poderia ficar três meses sem treinar.

No período, o nadador fez fisioterapia para se recuperar de lesão no tendão supra espinhoso do ombro esquerdo, que prejudicou sua participação no Mundial de Kazan, em agosto, e viu o nascimento de seu primeiro filho, Thomas.

Dada a boa recuperação, o retorno foi antecipado.

"É ano que vem que a coisa vai contar mesmo, com a seletiva final e os Jogos Olímpicos. O Cesar vai estar pronto", afirmou Silva.


Endereço da página:

Links no texto: