Folha de S. Paulo


Bélgica bate Israel e assume liderança do ranking da Fifa pela primeira vez

A seleção da Bélgica derrotou Israel nesta terça-feira (13), por 3 a 1, em Bruxelas, pela última rodada da fase de grupos das eliminatórias da Eurocopa de 2016, e assumiu a liderança do ranking da Fifa pela primeira vez na história.

O time belga, que estava na terceira posição do ranking referente a outubro, chegou aos 1.440 pontos e ultrapassou a Argentina, que estava na liderança, e a Alemanha, até então segunda colocada.

Nem mesmo uma vitória sobre o Paraguai, na noite desta terça, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2018, devolve a liderança para os argentinos.

O ranking da Fifa, que será atualizado no início de novembro, prevê que os pontos obtidos a cada partida sejam reduzidos anualmente. Jogos até 12 meses atrás têm valor integral. De um a dois anos, valem 50%. O peso cai para 30% no período de dois a três anos, e 20% entre três e quatro anos.

Apesar de estar na liderança do ranking, a Bélgica não participa de uma Eurocopa desde 2000 –ficou de fora das últimas três. Chegou a disputar a Copa do Mundo de 2014 –foi eliminada nas quartas de final ao perder para a Argentina–, mas não conseguiu se classificar para as edições de 2006 e 2010.

Nesta terça, a Bélgica entrou em campo já classificada para a Eurocopa de 2016 e bateu Israel com gols de Mertens, De Bruyne e Hazard. Hemed descontou.

A seleção comandada pelo técnico Marc Wilmots terminou as eliminatórias para o torneio continental na liderança do Grupo B, com 23 pontos –sete vitórias, dois empates e uma derrota.

Além de comemorar a classificação, a Bélgica viu a Holanda, sua rival regional, perder para a República Tcheca e dar adeus às chances de classificação para a Euro, que será disputada entre os dias 10 de junho e 10 de julho de 2016, na França.


Endereço da página:

Links no texto: