Folha de S. Paulo


Com seis gols de jogadores diferentes, seleção olímpica goleia em amistoso

Raphael Alves/AFP
Brazilian midfielder Fred (C) celebrates after scoring against the Dominican Republic the team's fifth goal during a U-23 friendly match held at the Amazonia Arena in Manaus, Amazonas, Brazil, on October 9, 2015. ?The match works as a preparation for Brazil’s under 23 team and for testing security, healthcare, volunteering, urban mobility and traffic around the stadium, as it will host six football matches during the Olympic Games next year. AFP PHOTO / RAPHAEL ALVES ORG XMIT: RAL030
Fred (centro) comemora após marcar na goleada do Brasil por 6 a 0 sobre a República Dominicana

A seleção brasileira olímpica (sub-23) goleou a República Dominicana por 6 a 0 nesta sexta-feira (9), na Arena Amazônia, em Manaus, em amistoso internacional que visa preparar a equipe para os Jogos do Rio, em 2016.

Gabriel Jesus, que atua pelo Palmeiras, Maicon, do Livorno (ITA), Luan, atleta do Grêmio, Valdívia, do Internacional, Fred, do Shakhtar Donetsk (UCR) e Gabriel, do Santos, fizeram os gols da partida.

Na próxima segunda-feira (12), o time brasileiro enfrenta o Haiti, também na Arena Amazônia.

Como Dunga esteve à frente da seleção principal nas eliminatórias, contra o Chile, nesta quinta-feira (8), em Santiago, o técnico Micale comandou o time olímpico nesta sexta.

Segundo Dunga, jogadores sub-23 que atuam na Europa estão mais preparados porque jogam mais, em campeonatos sub-20 ou sub-23 que não existem no Brasil. Curiosamente, no entanto, dos 22 atletas convocados (13 de times do país e nove de fora) pelo treinador, os sete que mais atuaram por seus clubes em 2015 jogam em times brasileiros.

O JOGO

Logo aos 12 minutos de partida, o atacante Gabriel Jesus recebeu passe de Felipe Anderson, da Lazio, do lado esquerdo e teve calma para abrir o placar em sua partida de estreia na seleção olímpica.

O segundo gol brasileiro veio aos 27 minutos, pelo mesmo setor. O lateral Maicon recebeu lançamento longo, nas costas da marcação, e saiu na cara do goleiro para ampliar a vantagem brasileira.

Após o segundo gol, a temperatura acima de 30ºC que fazia em Manaus às 21h30 obrigou os jogadores a fazerem uma parada para hidratação e descanso.

No retorno, o Brasil ampliou. O lateral João Pedro cruzou pelo lado direito e o atacante Luan mandou para o fundo das redes aos 30 min da primeira etapa.

O Brasil não diminuiu o ritmo no segundo tempo e o atacante Valdívia fez mais um aos 21 minutos, após cruzamento da esquerda.

Aos 34 minutos, o meia Fred aproveitou rebote para fazer o quinto. Em julho, o atleta foi pego em exame antidoping realizado durante a Copa América, defendendo a seleção brasileira, pelo uso da substância hidroclorotiazida –usada, em alguns casos, para mascarar a utilização de outras substâncias, como anabolizantes ou drogas sociais.

A Conmebol, porém, não julgou o atleta até agora, e nem o suspendeu preventivamente, o que o deixa livre para jogar.

Já nos acréscimos, Gabriel recebeu lançamento de Rodrigo Caio e fechou a goleada.


Endereço da página:

Links no texto: