Folha de S. Paulo


Ricardo Oliveira pode ser titular da seleção contra a Venezuela

Leo Correa/Mowa Press
Ricardo Oliveira do Brasil tenta alcançar a bola na disputa com o jogador do Chile na primeira partida pelas eliminatorias da Copa, no estadio Nacional de Santiago, no Chile, Outubro, quinta-feira 8, 2015. Foto Leo Correa/Mowa Press ORG XMIT: MPLC120 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Ricardo Oliveira em lance da derrota para o Chile

Depois da derrota na estreia das eliminatórias, o técnico da seleção, Dunga, planeja mexer no time para a partida contra a Venezuela, na terça (13), em Fortaleza.

O treinador não gostou da atuação do setor ofensivo da equipe na derrota por 2 a 0 para o Chile, na quinta (8), em Santiago, e pretende mudá-lo para que o ataque ganhe agressividade.

O centroavante Ricardo Oliveira é o mais cotado para entrar. O santista de 35 anos jogou a partir da metade do segundo tempo e causou boa impressão em Dunga.

Se o jogador começar a partida em campo, a seleção voltará a ter um centroavante de origem como titular depois de nove partidas sem um atleta com essa especialidade.

Curiosamente, a última vez que o time da CBF entrou em campo com um atacante de referência foi no amistoso contra o Chile, em março, quando Luiz Adriano, da equipe ucraniana do Shakhtar Donetsk, vestiu a camisa 9 da seleção.

Nas partidas seguintes, a posição foi ocupada por Roberto Firmino, Diego Tardelli e Hulk, todos atacantes que se caracterizam por mais movimentação pelos lados do campo e, por isso, não são vistos como referência principal do setor ofensivo.

Essa sequência deve acabar na terça (13), quando o time enfrentará a Venezuela, em Fortaleza, pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

O treinador também não aprovou a atuação do meia Oscar, que falhou nos momentos decisivos da partida. "Faltou tomar uma decisão melhor no último passe e na finalização. Oscar alternou [bons e maus momentos] durante o jogo", disse Dunga.

Não se sabe, contudo, se o meia deixará o time na partida contra a Venezuela.

Outra dúvida é a presença do zagueiro David Luiz na partida da capital cearense. O jogador do Paris Saint-Germain foi substituído ainda no primeiro tempo depois de reclamar de dores no joelho esquerdo. No seu lugar, entrou Marquinhos, seu companheiro de clube na França, que não se destacou, mas tampouco comprometeu na derrota na capital chilena.

"A partida em casa vai ser fundamental. Temos sempre que conseguir os três pontos em casa", afirmou Dunga.

Na manhã desta sexta (9), os jogadores realizaram um treino físico. Pela tarde, o time deixou Santiago e embarcou para Fortaleza.

NEYMAR

O time nacional não contou com Neymar. O jogador do Barcelona também está fora da partida em Fortaleza.

Suspenso por quatro partidas pela expulsão no jogo contra a Colômbia, pela Copa América, em junho, ele só poderá voltar ao time no clássico contra a Argentina, em Buenos Aires, pela terceira rodada das eliminatórias.

*

OS CENTROAVANTES DOS ÚLTIMOS ANOS

ERA DUNGA (2014-HOJE)

Ricardo Oliveira

Atacante agradou ao técnico no jogo contra o Chile e pode ganhar a titularidade

Luiz Adriano

Foi titular em três amistosos com o treinador, mas não marcou nenhum gol

ERA FELIPÃO (2013-2014)

Fred

Foi titular na Copa de 2014. Após o 7 a 1, foi execrado pela opinião pública

Reserva de Fred, não chegou a ameaçar a titularidade do centroavante do Fluminense

ERA MANO (2010-2012)

Leandro Damião

Seu mau desempenho levou Mano a decidir por um esquema sem centroavante

Luis Fabiano

Titular na Copa de 2010, ganhou poucas chances na seleção após a competição


Endereço da página:

Links no texto: