Folha de S. Paulo


Lesionado, Arouca desfalcará Palmeiras por pelo menos um mês

Um exame de ressonância magnética realizado nesta terça-feira (6) detectou que o volante Arouca teve uma desinserção muscular (desprendimento do músculo do osso) na região posterior do joelho direito e desfalcará o Palmeiras por ao menos um mês.

Arouca se machucou ainda no primeiro tempo da derrota por 5 a 1 para a Chapecoense, no último domingo (4).

Nesse tipo de lesão, o tempo de cicatrização parte de quatro semanas (em casos mais simples de lesões de grau 1) e pode chegar a oito semanas (em lesões de grau 3), como explica Caio D'Elia, médico especialista em cirurgia de joelho e artroscopia do Instituto Vita, em São Paulo. Procurado pela Folha, o Palmeiras não divulgou o grau da lesão de Arouca.

"A desinserção acontece quando o músculo se desprende em seu ponto de ligação com o osso. Em casos como o do Arouca, é extremamente raro que uma intervenção cirúrgica seja necessária. O tratamento costuma se dar por repouso e reabilitação", diz D'Elia.

O médico ainda alerta para o fato de que o tempo de cicatrização é o passo inicial da recuperação. Após esses primeiros 30 dias, o jogador ainda precisa voltar aos poucos à prática esportiva de alto rendimento.

Na melhor das hipóteses, Arouca voltará a jogar pelo Palmeiras somente na 34ª rodada do Brasileiro, contra o Vasco. Na Copa do Brasil, só jogará a segunda partida da final, caso o time se classifique para essa fase da competição.

Com a ausência de Arouca, Amaral e Girotto tornam-se as únicas opções para a Copa do Brasil, já que Thiago Santos atuou pelo América-MG e Gabriel ainda se recupera da grave lesão que sofreu no joelho esquerdo.

Arouca teve uma lesão semelhante no início do ano, mas na perna esquerda. Ele sentiu durante o primeiro jogo da final do Paulista, contra o Santos, no dia 26 de abril, e voltou a jogar na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, em Itaquera, no dia 31 de maio, já pelo Brasileiro.

O elenco do Palmeiras teve folga na segunda e nesta terça. A volta ao trabalho será nesta quarta, às 15h. O próximo jogo do time é apenas no dia 14, contra a Ponte Preta, no Allianz Parque.


Endereço da página:

Links no texto: