Folha de S. Paulo


Mais de 30% dos atletas que jogaram o Paulista estão sem clube; veja especial

Editoria de Arte/Folhapress
Levantamento feito pela Folha revela que 31% dos atletas ficaram sem clube após o fim das três divisões do Paulista-2015
Levantamento feito pela Folha revela que 31% dos atletas ficaram sem clube após o fim das três divisões do Paulista-2015

Apontado como o principal campeonato estadual do país, o Paulista deixou 31% dos jogadores sem clube após o término das Séries A1, A2 e A3.

O número é resultado de um levantamento inédito realizado pela Folha. Durante dois meses, a reportagem vasculhou o destino de 1.704 jogadores inscritos nas três divisões do Estado. No total, 523 ficaram sem clube após os torneios.

A taxa de jogadores sem clube do Estado de São Paulo supera a taxa registrada no país no último trimestre (abril, maio e junho), que foi de 8,6%

A pesquisa incluiu consulta ao registro de atletas da FPF (Federação Paulista de Futebol), aos clubes e a dois banco de dados de jogadores, o português "O Gol" e o alemão "Transfermarkt". Em alguns casos, jogadores foram ouvidos.

O Bom Senso FC, movimento de atletas pela melhoria do futebol, não tem um estudo semelhante. Faz levantamento do número de clubes inativos e calcula a partir desse dado a taxa aproximada dos jogadores que estão inativos.

O especial de "Esporte" Desemprego FC mostra a história de jogadores que estão sem clube, como Vitor Flora, que vestiu a camisa do Liverpool, o goleiro Roberto, ex-Ponte Preta, e o atacante Gil, ex-Corinthians e Juventus.

O material mostra também atletas que receberam propostas mais vantajosas para jogar na várzea do que profissionalmente e uma entrevista com o goleiro Walter, atualmente no Corinthians, mas que conviveu com o desemprego no esporte.


Endereço da página:

Links no texto: