Folha de S. Paulo


Com judocas olímpicos, Brasil conquista 1º ouro nos Jogos Militares

Divulgação/Ministério da Defesa
Equipe feminina de judô presta continência no pódio após medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares
Equipe feminina de judô presta continência no pódio após medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares

Com a ajuda dos medalhistas olímpicos Sarah Menezes e Leandro Guilheiro, o Brasil conquistou o título por equipes no judô tanto no masculino quanto feminino neste sábado (03), durante a disputa dos Jogos Mundiais Militares que são realizados na Coreia do Sul.

Estas foram as primeiras medalhas de ouro da delegação brasileira na competição. Com isso, o gesto esperado nas cerimônias de premiação aconteceu pela primeira vez e os brasileiros prestaram continência no pódio após as vitórias nos tatames.

Dos 282 atletas brasileiros no Mundial, 39 são militares de carreira e 243 são temporários (86%) -ou seja, selecionados em edital, com contrato de até oito anos e salário médio de R$ 3.000, além de outros benefícios. Com o resultado, o Brasil largou na frente e está em primeiro lugar com duas medalhas de ouro.

No feminino, a equipe formada pelas judocas Sarah Menezes, Rafaela Silva, Mariana Silva, Maria Portela e Rochele Jesus Nunes terminou no topo do pódio após vencer as equipes da Mongólia, do Quênia, da China e Polônia. Na final, a equipe brasileira venceu as polonesas por 5 a 0.

Já o masculino conseguiu repetir a primeira colocação nos jogos de 201,1 no Rio de Janeiro, ao superar Chile, Azerbaijão, Coreia do Sul e Mongólia, que ficou com a medalha de prata. Charles Chibana, Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Eduardo Bettoni da Silva e Walter Santos foram os lutadores do Brasil. Na final, apenas Guilheiro não lutou por causa de uma lesão sofrida durante a semifinal, o que não impediu a vitória dos brasileiros por 4 a 1 na decisão.

Divulgação/Ministério da Defesa
Equipe masculina de judô também fez o mesmo gesto nas cerimônias de premiação
Equipe masculina de judô também fez o mesmo gesto nas cerimônias de premiação

O dia ainda teve vitórias da seleção militar masculina de basquete, que venceu o Catar por 77 a 75, e da equipe feminina de futebol, que derrotou a Holanda por 1 a 0.

O único tropeço brasileiro ficou por conta da seleção feminina de vôlei, que foi superada pela China por 3 sets a 2.

Com Agências de notícias


Endereço da página:

Links no texto: