Folha de S. Paulo


Tóquio quer incluir surfe, caratê e mais 3 esportes nos Jogos de 2020

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão, propôs nesta segunda-feira (28) a inclusão de cinco novos esportes em seu programa: surfe, beisebol/softbol, caratê, skateboard e escalada.

Essas cinco modalidades foram as escolhidas pelos organizadores na fase final da seleção. Ao todo, oito esportes estavam no páreo. Mas boliche, squash e wushu (arte marcial) ficaram fora.

Agora, o comitê de Tóquio-2020 vai enviar a proposta ao COI (Comitê Olímpico Internacional), que anunciará a sua decisão de incluir as modalidades no programa do evento em agosto de 2016, no Rio de Janeiro.

Com a adição desses novos esportes, a Olimpíada de 2020 deverá ter mais 18 eventos, considerando as categorias dessas modalidades.

O skateboard, por exemplo, teria duas categorias (street e park), tanto no masculino como no feminino. O beisebol, por sua vez, seria disputado apenas no masculino, enquanto o softbol, no feminino.

O caratê seria dividido em duas categorias: kata e kumite (essa última com três classes de peso diferentes). Só esta modalidade teria oito disputa por medalhas.

"Nós acreditamos que, por meio da ligação com os jovens, a nossa proposta constitui no melhor pacote possível que irá adicionar mais valor para os Jogos", disse Fujio Mitarai, chefe do Painel de Programa de Evento Adicional.


Endereço da página:

Links no texto: