Folha de S. Paulo


Duelo entre São Paulo e Palmeiras tem estreia e provável despedida

Não é só os tabus e a disputa pelo G4 do Campeonato Brasileiro que movimentam o clássico. É praticamente certo que Rogério Ceni, 41, ídolo do São Paulo, enfrentará o Palmeiras pela última vez, enquanto o volante Thiago Santos, 26, do Palmeiras, jogará seu primeiro clássico.

Embora distintos, os dois personagens chegam ao duelo em momento importante.

Ceni deve se aposentar em dezembro. Diferente dos últimos anos, desta vez, ele diz que não irá recuar. Assim, a única forma de reencontrar o Palmeiras seria em uma final de Copa do Brasil –o torneio ainda está nas quartas.

Ídolo tricolor, tem no Palmeiras um dos adversários no qual mais marcou gols –foram sete, igual ao Cruzeiro.

O goleiro falou antes do clássico, mas pouco sobre o jogo. Abordou mais a crise política do clube tricolor.

"Há notícias diárias que fogem das quatro linhas. Quando as notícias são ruins, a gente fica chateado. Tem de filtrar o que é verídico. Fico esperando que as coisas se resolvam internamente".

Há pouco mais de um mês no Palmeiras, Thiago Santos será titular diante do São Paulo e, como imaginava ao chegar, não estará simplesmente preenchendo a vaga que era de Gabriel, lesionado.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
O volante Thiago Santos durante um treino do Palmeiras
O volante Thiago Santos durante um treino do Palmeiras

Desde que estreou, Thiago Santos conseguiu impressionar o técnico Marcelo Oliveira. Com ele titular, o time retomou o padrão de jogo antes da lesão de Gabriel e voltou a crescer no Brasileiro.

"Eu vinha de uma boa Série B [pelo América-MG], como líder de desarmes e estou repetindo isso no Palmeiras. É complicado jogar em um grande clube, ainda mais se adaptar rapidamente", disse.

"Fico feliz pelos elogios do técnico. Aconteceu muito rápido. Sempre disse que vim para trabalhar e não para tapar buraco", acrescentou.

Thiago foi relacionado para seis partidas pelo Palmeiras, sendo titular em cinco. Ficou no banco contra o Corinthians por opção do treinador. E está animado para jogar o primeiro clássico.

"Contra o Corinthians, eu senti o clima do clássico do banco, mas agora, jogando, espero sair com vitória. Já joguei pelo América-MG contra o Cruzeiro e contra o Atlético-MG, mas nada se compara ao jogo de agora", disse.

Ainda em adaptação ao Palmeiras, Thiago é reservado. Quase não sai de casa, onde mora com mulher e filha.

Tem como amigos o zagueiro Vitor Hugo e o volante Andrei Girotto, que já eram colegas de América-MG. Mas o foco é o futuro no Palmeiras. "Quando você tem chance em time grande, tem de estar bem em todos os jogos. Se for bem hoje e amanhã for mal, será esquecido", disse.

DÚVIDAS

Juan Carlos Osorio pretendia repetir a escalação do São Paulo que derrotou o Vasco por 3 a 0, na quarta (23). Mas a lesão de Luis Fabiano (trauma nas costelas) mudou os planos. Para a vaga, é mais provável que escolha entre Rogério e Wilder –assim, mexeria pouco na estrutura.

O Palmeiras não terá o volante Arouca, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o atacante Dudu, que cumpre o último jogo de suspensão pela agressão ao árbitro Guilherme Ceretta de Lima.

Para a vaga de Dudu, o técnico Marcelo Oliveira deve colocar Rafael Marques; já no lugar de Arouca, pode ser Zé Roberto, mas o veterano (41 anos) não vem 100% fisicamente. Amaral é opção.

Colaborou GUILHERME SETO, de São Paulo


Endereço da página:

Links no texto: