Folha de S. Paulo


Entidade internacional prevê testes com vídeo-árbitro em 2016

Os testes no uso de vídeo para ajudar os árbitros de futebol em lances duvidosos podem começar até meados de 2016, inclusive em jogos no Brasil.

A informação é da Internacional Board, entidade que regulamenta as regras do futebol. "É clara a tendência a experimentos diante do resultado nas discussões que temos tido em vários níveis do Ifab (as quatro associações britânicas e a Fifa)", disse à Folha nesta quinta-feira (24) o secretário do órgão, Lukas Brud.

Ele confirmou à reportagem o que declarou mais cedo ao site "Globoesporte.com" de que a decisão sobre testes será tomada em março. "Mas isso levará alguns meses para começar. Por isso, acredito que o segundo semestre de 2016 é o mais provável, mas podemos começar mais cedo", disse.

De acordo com Brud, a tendência é que o vídeo seja testado –e implementado caso dê certo –somente em lances restritos.

"Estamos debatendo vários cenários, mas parece evidente que o apoio aos árbitros deve ser limitado a poucas, mas muito importantes, situações, como pênalti, incidentes de cartão vermelho, e em alguns casos de gols, como o que é marcado por um jogador impedido", explicou. "É muito importante entender as diferentes maneiras com que os vídeos podem afetar a decisão dos árbitros e também se isso é ou não benéfico para eles", ressaltou.

Recentemente, a Internacional Board negou um pedido da CBF para utilizar vídeo-árbitro no Campeonato Brasileiro. Segundo secretário, a confederação será convidada a participar dos testes caso isso seja aprovado pela entidade que regula as regras em março do ano que vem. "Nós apreciamos o interesse da CBF neste momento e informamos para ela que, se for permitido, vamos entrar em contato para discutir sua participação nos testes", disse.


Endereço da página:

Links no texto: