Folha de S. Paulo


Por Libertadores, Palmeiras, Santos e São Paulo batalham em duas frentes

Érico Leonan/saopaulofc.net
Pato quer clima de decisão na quarta-feira:
O atacante Alexandre Pato em treino do São Paulo

Com jogos agendados só para o domingo (27), o líder do Brasileiro, Corinthians, e o vice, Atlético-MG, ganham um refresco, mas para outros times a maratona seguirá por mais duas semanas.

É o caso do trio paulista Palmeiras, Santos e São Paulo, que entra em campo nesta quarta (23) e no próximo meio de semana pelas quartas de final da Copa do Brasil. E ainda nos dois próximos finais de semanas pelo Brasileiro.

A sequência que está por vir será decisiva para essas equipes. Estão em jogo o título da Copa do Brasil (torneio mata-mata), e a busca por vaga no G4 do Brasileiro (pontos corridos), que assegura vaga na Libertadores de 2016.

Os três buscam a vaga no torneio sul-americano, mas não só. Obviamente, querem coroar 2015 com taça. Por isso os discursos preconizam duas frentes de batalha.

"O que são 13 pontos [diferença do Palmeiras para o Corinthians no Brasileiro]? Não acreditam na gente, mas enquanto houver chance, temos de buscar. Só vamos focar o G4 quando não pudermos brigar mais pelo título", disse o zagueiro Vitor Hugo, do Palmeiras, reiterando que a disputa é pelos dois torneios.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
SÃO PAULO, SP - 21.09.2015: TREINO DO PALMEIRAS - O jogador Vitor Hugo, da SE Palmeiras, concede entrevista coletiva antes do treinamento, na Academia de Futebol, no bairro da Barra Funda. (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
O zagueiro Vitor Hugo em entrevista coletiva nesta segunda-feira (21)

Não há prioridade clara no time alviverde, assim como no Santos. O São Paulo, por sua vez, se preocupa mais com a Copa do Brasil, o que não significa desprezo ao Brasileiro —o time deve entrar com sua melhor formação no jogo contra o Palmeiras no domingo (27).

O problema para o trio paulista será superar o desgaste. As três equipes vêm de uma longa sequência de partidas.

A última vez que Palmeiras e Santos tiveram uma semana inteira para se preparar entre um jogo e outro foi no início do mês de agosto.

Já o São Paulo ficou sem jogar entre os dias 30 de julho e 8 de agosto, mas desde então não teve mais do que três dias de livres no calendário.

A preparação dos próximos dias será parecida com o que já ocorre. Isto é, mais atenção à recuperação muscular de quem vem jogando e mais trabalhos táticos.

Ricardo Saibun/Santos FC
Ricardo Oliveira --- Santos Futebol Clube --- Foto: Ricardo Saibun/Santos FC
O atacante Ricardo Oliveira foi um dos responsáveis pela arrancada do Santos

APROVEITAMENTO

Quem conseguiu aproveitar melhor a primeira parte da maratona foi o Santos, que saltou do 13º lugar no início da sequência para o oitavo, a quatro pontos do Palmeiras, que é quarto colocado.

O time santista teve 67% de aproveitamento dos pontos. Perdeu só dois jogos.

Já o Palmeiras somou 53% dos pontos e alcançou o G4 pela terceira vez neste ano, o que ocorreu na última rodada, quando bateu o Grêmio por 3 a 2, no Pacaembu.

O São Paulo expõe o pior desempenho entre os três, com 47% dos pontos. Sofreu quatro derrotas.

O técnico Osorio teve dez desfalques e ainda assim resolveu poupar os poucos titulares que poderia colocar em campo, como Pato. Justificou a escolha dizendo que queria deixar o time mais forte para os compromissos na Copa do Brasil e o clássico contra o Palmeiras, marcado para o próximo domingo (27).

"O jogo contra o Vasco [pela Copa do Brasil] é uma final para nós. E o G4 está muito perto para o São Paulo [dois pontos a menos que o Palmeiras]", disse o atacante Pato.

OS JOGOS

PALMEIRAS

23.set - Copa do Brasil
Inter, em Porto Alegre

27.set - Brasileiro
São Paulo, no Morumbi

30.set - Copa do Brasil
Inter, no Allianz Parque

4.out - Brasileiro
Chapecoense, em Chapecó

SANTOS

23.set - Copa do Brasil
Figueirense, em Florianópolis

27.set - Brasileiro
Inter, na Vila Belmiro

1º.out - Copa do Brasil
Figueirense, na Vila Belmiro

4.out - Brasileiro
Fluminense, na Vila Belmiro

SÃO PAULO

23.set - Copa do Brasil
Vasco, no Morumbi

27.set - Brasileiro
Palmeiras, no Morumbi

30.set - Copa do Brasil
Vasco, em São Januário

3.out - Brasileiro
Atlético-PR, no Morumbi


Endereço da página:

Links no texto: