Folha de S. Paulo


Fifa aguarda por novo secretário-geral e adjunto assume funções de Valcke

A Fifa não pretende designar um novo secretário-geral por enquanto, enquanto investiga Jérôme Valcke, que mantinha o posto até quinta (17).

O francês, braço direito do ainda presidente da entidade, Joseph Blatter, foi afastado após ser acusado de receber dinheiro com venda ilegal de ingressos para a Copa-2014.

As "funções operacionais de Valcke", segundo informou à Folha um porta-voz da Fifa, será ocupada pelo secretário-geral adjunto, o alemão Markus Kattner.

Kattner está na Fifa desde o início dos anos 2000, e atuou como secretário-geral interino, em junho de 2007, entre a transição do suíço Urs Linsi para Valcke.

O alemão é, também, diretor financeiro da Fifa, e responde, por exemplo, por todo o investimento feito nas Copas do Mundo.

Ao assumir as funções de Valcke, ele tomará parte de questões operacionais com relação aos eventos da entidade, como onde e como serão realizados, não apenas da parte financeira.

Desde que estourou o escândalo de corrupção na Fifa, em 27 de maio, com cartolas presos acusados de receberem propina para vender contratos comerciais de competição a empresas de marketing esportivo, Valcke já vinha se afastando de questões práticas da organização da Copa-2018, que será na Rússia. E Kattner já estava assumindo à frente em questões além das finanças.

É provável que não haja um novo secretário-geral até 26 de fevereiro de 2016, quando novas eleições acontecerão, que Blatter promete não disputar e entregar o cargo após 17 anos.


Endereço da página:

Links no texto: