Folha de S. Paulo


Renato Augusto e Rafinha são as novidades de Dunga; Neymar fica fora

O meio-campista Renato Augusto, do Corinthians, e o lateral direito Rafinha, do Bayern de Munique, são as duas únicas novidades na lista do técnico Dunga para os jogos da seleção brasileira contra Chile, dia 8, e Venezuela, dia 13, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2018.

Rafinha foi convocado para suprir as ausências de Daniel Alves, do Barcelona, e de Danilo, do Real Madrid, que estão machucados.

"Nós observamos todos os jogadores. Temos maior conhecimento de um ou outro. Surgem alguns episódios e oportunidades. Tivemos várias lesões. O Rafinha está no mesmo nível dos demais jogadores. Agora surgiu a oportunidade para convocá-lo. É experiente. Joga a Champions League. Não vai sentir pressão na seleção brasileira", diz Dunga.

"O Renato Augusto está muito bem no Corinthians. Ele tem boa dinâmica e qualidade", afirmou o técnico.

O Corinthians, líder do Campeonato Brasileiro, foi o time do país que mais teve jogadores convocados. Além de Renato Augusto, Dunga chamou o zagueiro Gil e o volante Elias.

Entre as equipes estrangeiras, o Paris Saint-Germain terá o maior número de representantes, também com três (os zagueiros David Luiz e Marquinhos e o atacante Lucas Moura).

Presente nos amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos, o meia-atacante Kaká não aparece na lista.

Apesar disso, Dunga ressaltou que outros atletas ainda terão oportunidades no futuro.

"Nós temos que criar um leque maior de observação. As lesões vão acontecer. A Copa América foi um bom aprendizado. Os jogadores têm que estar preparados. Ninguém pode se sentir excluído", afirmou o treinador, ciente das dificuldades que irá encontrar nas eliminatórias para o Mundial da Rússia.

"Sem dúvida [é a eliminatória mais difícil para o Brasil], pelo fato de que as outras equipes cresceram bastante. E quando você vai jogar uma partida de Copa, o estádio é neutro. Na eliminatória, o país se une para jogar contra o Brasil. Já começa no aeroporto, depois o ônibus que atrasa, no hotel, onde você é xingado. E isso vai aumentando cada vez mais", afirmou.

NEYMAR

Suspenso das duas primeiras partidas das eliminatórias em virtude de sua expulsão contra a Colômbia, pela segunda partida da primeira fase da Copa América, o atacante Neymar, do Barcelona, não foi chamado.

A CBF recorreu ao CAS (Tribunal Arbitral do Esporte, traduzindo a sigla), na Suíça, para contar com o jogador –a corte é a última instância esportiva. Dunga, porém, prefere não pensar, pelo menos no momento, no jogador.

"Ainda não teve uma definição [sobre o Neymar]. Não é possível contar com ele. Temos que focar nos jogadores que vão contribuir conosco nesses dois jogos. Temos que falar dos fatos concretos, que são esses jogadores convocados", disse o treinador.

VEJA OS CONVOCADOS DA SELEÇÃO

GOLEIROS
Jefférson (Botafogo)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Alisson (Inter)

ZAGUEIROS
David Luiz (Paris Saint-Germain)
Miranda (Inter de Milão)
Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Gil (Corinthians)

LATERAIS
Fabinho (Mônaco)
Rafinha (Bayern de Munique)
Filipe Luis (Atlético de Madri)
Marcelo (Real Madrid)

VOLANTES
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Fernandinho (Manchester City)
Elias (Corinthians)

MEIAS
Renato Augusto (Corinthians)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Lucas Lima (Santos)
Willian (Chelsea)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Oscar (Chelsea)

ATACANTES
Firmino (Liverpool)
Hulk (Zenit)
Lucas Moura (Paris Saint-Germain)


Endereço da página:

Links no texto: