Folha de S. Paulo


Flavia Pennetta é campeã do Aberto dos EUA e anuncia aposentadoria

Na final das zebras, a italiana Flavia Pennetta, 33, derrotou a compatriota Roberta Vinci, 32, e conquistou o título do Aberto dos Estados Unidos neste sábado (12).

Após a partida, ela anunciou que vai se aposentar, pegando de surpresa o público de Nova York. "A decisão estava tomada algumas semanas atrás e não poderia haver melhor momento para isso", disse a tenista.

Em uma hora e 33 minutos de partida, Pennetta fez dois sets a zero em Vinci, com parciais de 7/6 (4) e 6/2. Esse foi o primeiro título de Grand Slam em sua carreira, após 49 participações em torneios deste porte, e a 11ª conquista no circuito feminino.

Ela é a mulher mais velha a conquistar um dos quatro grandes eventos do tênis pela primeira vez.

Depois de um primeiro set equilibrado, decidido apenas no desempate, Pennetta abriu vantagem de 4 a 0 no início da segunda parcial. Vinci chegou a devolver uma das quebras, mas com mais um serviço quebrado no game final, Pennetta fechou o jogo.

Ela faturou o maior prêmio da história do tênis feminino –3,3 milhões de dólares (R$ 12,7 milhões).

No ranking que será divulgado pela WTA na segunda-feira (14), Pennetta, que iniciou o torneio como a número 26 do mundo, aparecerá em oitavo lugar.

ZEBRAS

Nas semifinais, disputadas na sexta (11), as duas surpreenderam o mundo do tênis. Pennetta derrotou a cabeça de chave número 2 do torneio, a romena Simona Halep.

Vinci, por sua vez, eliminou a americana Serena Williams, líder do ranking e cabeça de chave número um do Aberto dos EUA.

Após a final, Serena disse pelo Twitter que estava muito feliz com a vitória de Pennetta, e que sentirá falta do sorriso da italiana.

Serena Williams


Endereço da página:

Links no texto: