Folha de S. Paulo


Santos mantém o embalo, vence o São Paulo e encosta no G-4

Dez jogos sem perder no Campeonato Brasileiro, com sete vitórias, dono da melhor campanha do returno, com 13 pontos em cinco jogos, e agora candidato a vaga no G-4, grupo dos que se classificam para a Libertadores.

Esse é o Santos que derrotou o São Paulo por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (9), na Vila Belmiro, e deu a prova mais consistente da sua ascensão no torneio nacional.

O Santos está a apenas um ponto de São Paulo e Atlético-PR, quarto e quinto colocados, respectivamente.

Os gols foram do zagueiro David Braz, do meia Rafael Longuine e do atacante Ricardo Oliveira, que é o artilheiro do Brasileiro com 16 gols.

Desde que o técnico Dorival Júnior assumiu o comando, isto é, no começo de julho, a equipe saiu da 17ª colocação e alcançou agora a sexta posição, com 37 pontos.

É o melhor momento santista no Brasileiro, um contraste com o temor de rebaixamento das rodadas iniciais.

Somado aos três jogos pela Copa do Brasil com Dorival, a invencibilidade do clube já chega a 13 partidas.

Mas na noite de quarta (9), o triunfo foi obtido sem a mesma atuação vistosa das últimas exibições, especialmente no primeiro tempo.

Sem o meia Lucas Lima, na seleção, e o atacante Geuvânio, lesionado, o time começou a partida lento e desatento. Como o São Paulo não estava bem, o jogo deixou a desejar para a torcida.

Erros de passes e falhas na hora de concluir também foram observadas. Parecia um Santos sem encanto. Apesar do triunfo por 2 a 0 na primeira etapa, somente no segundo tempo os jogadores conseguiram se soltar e arrancar gritos de "olé" da torcida.

"É difícil explicar o que mudou, mas a nossa mentalidade e determinação mudou. Faltava o algo a mais. Agora estamos pertinho do G-4, mas ainda com os pés no chão", disse Gabriel.

Santos 3 x 0 São Paulo

HOSTILIDADE

Já o São Paulo fez jus à campanha no Brasileiro e voltou a oscilar. O time tem tido dificuldade para manter boa sequência de resultados.

Pior, não conseguiu derrubar dois tabus. Não vence o Santos na Vila Belmiro desde 2009 -são nove jogos.

E o técnico Juan Carlos Osorio continua sem vencer clássicos pelo time tricolor.

A atuação na Vila Belmiro foi uma das piores do time com o treinador colombiano, e os torcedores tricolores presentes não perdoaram.

Hostilizaram os jogadores que estavam em campo -o lateral esquerdo Reinaldo, que junto de Thiago Mendes falhou no segundo gol, foi o alvo preferido do público.

O meia Ganso também foi alvo de protestos -das duas torcidas.

Até mesmo o lateral esquerdo Matheus Reis, uma jovem promessa e que nem sequer entrou no jogo, foi ofendido. Assim como o atacante Luis Fabiano, desfalque por recuperar-se de lesão no joelho direito. "Luis pipoqueiro", gritaram os torcedores.


Endereço da página:

Links no texto: