Folha de S. Paulo


Brasil leva ouro, prata e bronze em evento-teste de vôlei de praia

As duplas brasileiras conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na etapa carioca do Circuito Mundial de vôlei de praia, competição que serve como evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016, realizada neste domingo (6), em Copacabana.

O ouro foi garantido nas duplas femininas, após Larissa e Talita vencerem as também brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas, que ficaram com a prata, por 2 sets a 1, e parciais de 32/30, 18/21 e 15/12.

Dentre as 16 duplas femininas que participaram da competição, sete estão entre as dez melhores colocadas no ranking para a próxima Olimpíada.

Já entre os homens, quatro duplas estão estre as melhores colocadas no índice mundial.

O Brasil ocupa hoje a primeira e a segunda posição nos rankings mundiais masculino e feminino.

Larissa e Talita já estão garantidas para os Jogos no Rio, após vencer os jogos que disputaram pelo Grand Slam da Polônia.

A medalha de bronze ficou com as holandesas Van Iersel e Meppelink, que venceram as brasileiras Juliana e Maria Elisa por 2 sets a 0, parciais de 21/25 e 21/17.

Nas duplas masculinas, o bronze ficou com Saymon e Guto Carvalhaes, que venceram os atuais campeões mundiais Alison e Bruno Schmidt por 2 sets a 1, e parciais de 21/14, 17/21 e 15/8.

Mesmo com um céu nublado e com possibilidade de chuva a torcida praticamente lotou a arena, que tinha capacidade de cerca de 2.800 pessoas. Nos Jogos Olímpicos, a capacidade total será de aproximadamente 12 mil lugares.

Além do tamanho da arena, que no evento teste foi menor, o horário dos jogos também será diferente. Neste domingo, as finais foram realizadas pela manhã. Em 2016, as partidas terão início por volta das 22h.

Para a vencedora da medalha de ouro, Larissa, a competição foi aprovada em todos os sentidos. "Foi um ótimo teste tanto para a competição que mostrou organização com nível internacional e tanto para as equipes brasileiras que mostraram estar afiadas para a disputa."

Já para engenheiro Fernando Gusmão, 35, que mora em Portugal e está visitando o Brasil, a estrutura montada para o evento teste está aprovada, porém com algumas observações.

"O evento foi bem organizado, com uma boa estrutura e com alto nível de esporte praticado. Porém creio que no entorno faltou um pouco de informação. Algumas ruas foram fechadas e foi um pouco difícil chegar até aqui. Fora isso, o evento está aprovado." Afirmou Gusmão.

A etapa do Circuito Mindial havia passado pela última vez nas areias de Copacabana em 2004, quando as brasileiras Ana Paula e Sandra Pires se consagraram campeãs. Shelda e Adriana Behar ficaram com a prata, e Juliana e Larissa o bronze.


Endereço da página:

Links no texto: