Folha de S. Paulo


Hamilton chega à 40ª vitória, e Massa sobe ao pódio em terceiro na Itália

Lewis Hamilton dominou o final de semana em Monza. Neste domingo (6), após largar na pole, o inglês chegou à 40ª vitória na carreira ao liderar o GP da Itália de ponta a ponta.

O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, chegou na segunda posição, enquanto o brasileiro Felipe Massa, da Williams, ficou em terceiro.

Em busca de seu terceiro título mundial, Hamilton amplia para 53 pontos a confortável vantagem na liderança para seu companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg (252 a 199). Vettel é o terceiro, com 178 pontos, e Massa subiu para o quarto lugar, com 97.

A vitória de Hamilton chegou a ser ameaçada pela direção da prova. A Mercedes teve que prestar esclarecimento sobre a calibragem dos pneus de seus pilotos.

Após investigação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), foi constatado que os pneus estavam com a pressão correta. Por conta disso, a vitória foi mantida.

A CORRIDA

Hamilton fez uma largada segura e não teve a posição ameaçada nem durante a parada nos boxes.

Em segundo na largada, Kimi Raikkonen teve problemas com o carro e ficou parado por alguns segundos no grid. Os pilotos conseguiram desviar da Ferrari, evitando um possível acidente.

O finlandês, que vinha de um final de semana com bom desempenho em seu carro, não teve dificuldades para começar a recuperar posições. Ele conseguiu terminar em quinto ao ultrapassar Sergio Perez nas voltas finais.

Em terceiro no grid, Vettel aproveitou o problema de Raikkonen para assumir o segundo posto e seguiu na posição até o final.

Felipe Massa pulou de quinto para terceiro logo após o início da corrida. Na primeira rodada de parada nos boxes, porém, a Williams perdeu tempo nas trocas de Massa e Bottas, que vinha em quarto.

Melhor para Rosberg, que conquistou as posições da Williams mesmo com um desempenho baixo e lidando com o superaquecimento de freios.

Ao final da prova, o carro do alemão teve uma pane e ele abandonou a disputa. Massa assumiu então o terceiro lugar e teve que defender a posição dos ataques do companheiro Bottas até a bandeirada final.

É o segundo pódio do brasileiro na temporada. Ele havia sido terceiro no GP da Áustria. Em 2014, ele também chegou em terceiro na Itália.

Felipe Nasr chegou a aparecer em oitavo no começo da prova, mas precisou de uma parada extra por um pneu furado no início. Com isso, o brasileiro da Sauber caiu para 18º e foi forçado a uma corrida de recuperação, terminando em 13º.

A próxima etapa do Mundial será o GP de Cingapura, no dia 20 de setembro.


Endereço da página:

Links no texto: