Folha de S. Paulo


Fora de jogo, Ceni é homenageado pelos 25 anos de São Paulo

O goleiro Rogério Ceni recebeu uma homenagem pelos 25 anos de serviços prestados ao clube paulista, que serão completados nesta segunda-feira (7), antes do confronto entre São Paulo e Internacional, neste sábado (5), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbi.

Das mãos de um sócio-torcedor, o goleiro ganhou uma escultura de aço que reproduz uma defesa que ele fez na final do Mundial de Clubes, no Japão, em 2005, contra o Liverpool, em chute de Gerard. O lance garantiu o título para a equipe e foi a maior conquista de Ceni pelo time tricolor. Uma réplica de bronze do estádio do Morumbi também foi entregue.

Segundo Glauco Diógenes, responsável pela obra, o projeto foi inspirado em uma imagem do filme "Conan, o bárbaro" (1982), "cuja cena inicial mostra a espada de Conan sendo forjada a partir do metal derretido". Em uma analogia, conforme conta Diógenes, "a imagem de Ceni, ao longo desses 25 anos, também foi construída, esculpida e talhada na história do São Paulo".

Apesar de todas as comemorações e reverências, o jogador não foi relacionado para a partida. Ele não se recuperou de dores musculares que o tiraram do empate sem gols contra o Joinville, na quarta-feira (2), e desfalcou a equipe novamente na competição nacional. Renan Ribeiro o substituiu.

Do lado de fora, Ceni ainda viu os jogadores entrarem em campo com a hashtag "#M1to25" estampada na camisa.

Os torcedores que foram ao jogo também levaram uma recordação. Todos os ingressos do confronto foram personalizados com a imagem da escultura feita em homenagem ao ídolo e com a hashtag criada para a ocasião.

Revelado no Sinop-MT, Rogério Ceni foi contratado pelo São Paulo em 1990 e estreou em 1993 na vitória do time tricolor sobre o Tenerife-ESP pelo Torneio Santiago de Compostela. De lá para cá já foram 1227 jogos e 131 gols marcados.


Endereço da página:

Links no texto: