Folha de S. Paulo


Corinthians teve mais que o dobro de pontos do Atlético-MG após polêmicas

A 22ª rodada do Campeonato Brasileiro teve mais um capítulo na discussão sobre os erros de arbitragem.

A nova polêmica sobre os equívocos de arbitragem envolve partidas do Atlético-MG, vice-líder da competição, e do Corinthians, que disparou na ponta —tem sete pontos a mais que o rival.

Desde que as queixas aumentaram, na 17ª rodada, o Corinthians conquistou 15 pontos, enquanto o seu principal concorrente na luta pelo título ganhou apenas 6. Com isso, a equipe paulista tem 49 pontos, contra 42.

A primeira grande reclamação de erro da arbitragem a favor do Corinthians neste Brasileiro aconteceu no início de agosto, quando a equipe empatou com o São Paulo por 1 a 1. Os jogadores são-paulinos reclamaram de um toque de mão do lateral esquerdo Uendel dentro da área já no final da partida.

Veja vídeo

Na rodada seguinte, a reclamação foi do Sport. O lateral esquerdo corintiano Guilherme Arana cruzou e a bola bateu no braço de Rithely dentro da área. Luiz Flávio de Oliveira marcou o pênalti –convertido por Jadson, que decretou a vitória por 4 a 3.

Veja vídeo

Na rodada seguinte mais uma polêmica. O Avaí teve um gol anulado após uma cobrança de escanteio quando a partida estava empatada por 1 a 1. Minutos depois, Luciano marcou o gol da vitória do time alvinegro.

Já na última quarta-feira, os jogadores do Fluminense reclamaram muito. O meio-campista Cícero marcou um gol legal após cobrança de escanteio, mas o lance foi anulado. Pouco depois, Ralf, de cabeça, marcou o segundo gol da vitória corintiana.

Veja vídeo

Ao mesmo tempo, o Atlético-MG diz que árbitros estão prejudicando o time na competição. A primeira grande reclamação do clube foi na derrota para o Grêmio por 2 a 0, na 18ª rodada. A equipe se queixa de um pênalti não marcado em um toque de mão.

Com a derrota neste jogo e a vitória do Corinthians sobre o Sport, o time de Levir Culpi perdeu a liderança.

Veja vídeo

O Atlético-MG se viu prejudicado também no duelo contra a Chapecoense. As queixas são sobre a expulsão do zagueiro Leonardo Silva e do lance que originou o gol da vitória da equipe catarinense por 2 a 1, quando Apodi tocou a bola com a mão para levar vantagem na disputa.

Veja vídeo

E a última reclamação dos mineiros foi nesta quarta-feira, quando o árbitro Marcelo Lima Henrique assinalou um pênalti que decretou a vitória do Atlético-PR, além de expulsar o lateral Marcos Rocha.

Veja vídeo

TITE

Após a vitória sobre o Fluminense por 2 a 0, o técnico do Corinthians, Tite, ignorou a reclamação da equipe carioca contra a arbitragem de Sandro Meira Ricci, que anulou um gol legítimo do meio-campista Cícero quando a partida estava 1 a 0.

"Deixo vocês falarem a respeito, as pessoas, o presidente [Roberto de Andrade] responder, Edu [Gaspar, gerente de futebol], e eu fico atento ao jogo. Fico contente com desempenho da equipe, 14 finalizações, oito certas, aproveitamento alto. 60% de posse, cinco, seis modificações... Erros de arbitragem são dos dois lados. Teve lance de pênalti, bola longa, não vou reclamar... Quero ficar atento à minha alçada", disse o treinador corintiano.

"Fizemos dois gols. Se tivesse acontecido, seria 2 a 1. Tem jogo de desempenho e resultado, fomos merecedores nos dois. Tal qual Bielsa fala, futebol de resultado e desempenho. Antes de resultado vem desempenho. Vai jogar bem, vai treinar bem, isso te remete à conquista. Se daqui a pouco jogar mal e vencer, no outro vai perder. Quero deixar as outras coisas de lado", acrescentou.


Endereço da página:

Links no texto: