Folha de S. Paulo


Tom Brady tem suspensão de 4 jogos anulada e está liberado para jogar

Acusado de violar a integridade do jogo no caso das bolas murchas, o quarterback Tom Brady, do New England Patriots, está liberado para jogar.

O juiz Richard Berman anulou, nesta quinta-feira (3), a suspensão de quatro jogos imposta pela NFL (a liga de futebol americano dos Estados Unidos) ao atleta em maio.

Desse modo, Brady, que é marido da modelo brasileira Gisele Bündchen, poderá participar do primeiro jogo do New England Patriots na nova temporada da NFL, que começa na próxima quinta-feira (10).

Os Patriots, que são os atuais campeões, vão abrir o campeonato contra o Pittsburgh Steelers, em casa.

A liga de futebol americano, porém, disse que vai apelar.

"Somos gratos ao juiz Berman por se ocupar deste assunto, mas, respeitosamente, eu discordo desta decisão", disse Roger Goodell, comissário da NFL. "Vamos recorrer a fim de manter a responsabilidade de proteger a integridade do jogo", afirmou.

Em um documento de 40 páginas, Berman citou "várias deficiências significativas legais" na forma como a liga manipulou o assunto. De acordo com o juiz, Brady não recebeu um aviso prévio adequado pela NFL e informações sobre as sanções que estaria sujeito a receber.

"O tribunal considera que Brady não foi avisado que ele poderia receber uma suspensão de quatro jogos", escreveu Berman no documento.

Derick E. Hingle/USA TODAY Sport
O quarterback Tom Brady, do New England Patriots, durante uma partida da pré-temporada da NFL
O quarterback Tom Brady, do New England Patriots, durante uma partida da pré-temporada da NFL

ENTENDA O CASO

Segundo uma investigação independente contratada pela NFL, Brady sabia "pelo menos de forma geral" que as bolas utilizadas em um jogo decisivo, contra o Indianapolis Colts, haviam sido deliberadamente esvaziadas.

A partida que teve bolas murchas, em janeiro deste ano, foi vencida pelos Patriots em casa por 45 a 7 e valia o título da Conferência Americana. O documento final da investigação conduzida pelo advogado criminalista Ted Wells tem mais de 200 páginas.

As bolas mais vazias ajudam tanto nos lançamentos feitos pelo quarterback (principal jogador de ataque), posição em que atua Brady, quanto nas recepções do jogador que recebe o passe.

Durante a partida contra os Colts, um membro da comissão técnica da equipe visitante entregou aos juízes uma bola mais vazia que o recomendado. Os árbitros então conferiram as 12 bolas usadas no jogo e apenas uma estava com a pressão correta.

Durante o processo de investigação, foram analisadas as bolas usadas, e-mails, mensagens de texto e imagens do circuito interno de segurança do estádio.


Endereço da página:

Links no texto: