Folha de S. Paulo


Sede do Mundial de judô, capital do Cazaquistão faz história no futebol

Petros Karadjias/Associated Press
FC Astana's Nemanja Maksimovic, left, celebrates his goal against Apoel Nicosia during a Champions League second leg play-off match between APOEL Nicosia and Astana Kazakhstan at GSP stadium, in Nicosia, Cyprus, Wednesday, Aug. 26, 2015. Astana FC advanced to the Champions League group stage for the first time since its founding six years ago after earning a 1-1 away draw with the Cyprus champion. (AP Photo/Petros Karadjias) ORG XMIT: XPK110
Nemanja Maksimovic comemora o gol que colocou o Astana na fase de grupos da Liga dos Campeões

Astana, a capital do Cazaquistão, nunca esteve tão presente no mundo esportivo. Sede do Mundial de judô, realizado durante esta semana, a cidade viu o time de futebol que leva seu nome ser o primeiro representante do país na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.

O feito veio após um empate contra o APOEL, do Chipre, nesta quarta-feira (26). No primeiro jogo, os cazaques haviam vencido em casa por 1 a 0.

O Astana foi fundado em 2009 e, desde então, disputa a primeira divisão nacional. No ano passado conquistou o título da liga, o que lhe garantiu vaga na segunda fase preliminar da maior competição de clubes do continente.

Antes do APOEL, o Astana precisou derrotar o Maribor, da Eslovênia, e o HJK, da Finlândia. Contra o time de Helsinque, a vitória veio em um dramático 4 a 3, com direito a gol da classificação nos minutos finais.

Na temporada passada, a jovem equipe cazaque parou na etapa anterior à fase de grupos da Liga Europa, torneio de menor importância.

Agora, com a classificação confirmada, o Astana fará pelo menos seis jogos na Liga dos Campeões e poderá enfrentar alguns dos maiores clubes do continente.

A seleção nacional, porém, não tem motivos para comemorar. Nas eliminatórias para a Eurocopa de 2016, o Cazaquistão é o lanterna do grupo A, com apenas um ponto. Holanda e República Tcheca também estão na chave, atualmente liderada pela Islândia.

Javier Lizón/Efe
GRA301. MARBELLA (MÁLAGA), 22/08/2015.- El equipo Astaná durante la contrarreloj por equipos inaugural de la Vuelta Ciclista a España 2015, con un recorrido de 7,4 kilómetros entre las localidades malagueñas de Puerto Banus y Marbella. EFE/Javier Lizón ORG XMIT: GRA301
Astana também é o nome de uma equipe de ciclismo de estrada que disputa provas na Europa

OUTROS ESPORTES

Se o futebol não é o forte do país, outros esportes garantem um bom desempenho olímpico. Em Londres-2012, foram sete medalhas de ouro, sendo quatro no levantamento de peso.

O ciclista Alexandr Vinokourov, hoje aposentado, foi campeão nos últimos Jogos. Astana, inclusive, é o nome de uma equipe profissional de ciclismo de estrada.

Antiga capital do Cazaquistão, a cidade de Almaty tentou sediar a Olimpíada de Inverno de 2022, mas foi derrotada por Pequim na eleição realizada no final de julho.

ESTRATÉGIA

Astana é considerada uma cidade de potencial turístico. Em 2017, receberá a Exposição Universal. Trata-se de uma tentativa do governo do país, criticado por entidades internacionais por desrespeito aos direitos humanos e à liberdade de imprensa, de vender uma imagem positiva para o exterior.

O mesmo desafio começará a ser encarado pela equipe do Astana em setembro, quando inicia a disputa dos grupos da Liga dos Campeões.


Endereço da página:

Links no texto: