Folha de S. Paulo


Santos 'cala' Itaquerão, vence outra e elimina Corinthians na Copa do Brasil

Mesmo com o Itaquerão novamente lotado, o Santos mostrou a sua boa fase com o técnico Dorival Júnior e venceu o Corinthians por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (26), pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

Como já havia vencido por 2 a 0 na partida de ida, há uma semana, a equipe da Vila Belmiro se classificou às quartas de final da competição mata-mata ao derrotar o arquirrival com gols de Gabriel e Ricardo Oliveira, sendo um em cada tempo do confronto. Romero descontou para os corintianos.

O jogo contou ainda com a presença do técnico da seleção brasileira, Dunga. Da última convocação para os amistosos nos Estados Unidos, apenas Lucas Lima esteve em campo. Elias, que também foi chamado, ficou apenas no banco de reservas, enquanto Gil, que teve oportunidades com Dunga, ficou fora da última lista.

Já o Corinthians, que atuou com alguns desfalques, como Jadson, lesionado, além de Elias e Fagner, poupados, acumulou mais um trauma em jogos decisivos dentro de sua arena.

Isso porque o time alvinegro sofreu a terceira eliminação em seu estádio em 2015. Antes, os corintianos haviam sido eliminados pelo Palmeiras nos pênaltis, na semifinal do Paulista, e dias depois caiu nas oitavas da Libertadores para o Guaraní, do Paraguai.

Agora, os santistas aguardam o sorteio para definição dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil, que será realizado no próximo dia 31 de agosto, no auditório da sede da CBF, no Rio de Janeiro, às 11h.

Pelo Campeonato Brasileiro, os times voltam a atuar no próximo domingo (30). O Corinthians visita a Chapecoense, às 16h, enquanto o Santos vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro, às 18h30.

O JOGO

Até o Santos conseguir a sua primeira finalização na partida, quando balançou as redes já aos 14min do primeiro tempo, o domínio do jogo era totalmente do Corinthians. Porém, a pressão inicial não surtiu o efeito esperado pelos donos da casa.

O jovem Matheus Pereira, 17, que atuou no lugar de Jadson e fez o seu primeiro jogo como titular na equipe corintiana, sentiu muito a pressão da importância da partida. Poupados, Elias e Fagner também fizeram falta aos corintianos.

Com isso, Renato Augusto ficou sobrecarregado na armação do time e pouco conseguiu acionar Malcom e Vagner Love. Mesmo assim, o meia quase marcou em dois chutes da entrada da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Já o Santos, estrategicamente, jogou recuado e apostou em contra-atacar sempre pelo lado esquerdo do seu ataque, em cima do lateral direito Edilson. Todos os contragolpes santistas no primeiro tempo foram por aquele setor.

Veja vídeo

Com a fragilidade do marcador adversário, os visitantes conseguiram construir várias jogadas que ameaçaram o goleiro Cássio. Na principal delas, aos 14min, Geuvânio foi lançado por Lucas Limas e cruzou rasteiro para Gabriel chutar cruzado e abrir o placar. O atacante sentiu uma lesão minutos depois e precisou ser substituído por Marquinhos Gabriel.

O setor de Edilson continuou sendo um corredor muito espaçoso, que o Santos explorou no segundo tempo. Tite ainda tentou responder com a entrada de Romero na vaga de Matheus. O paraguaio anotou um gol, mas já era tarde.

Isso porque, antes, o desinteresse do Corinthians na partida já era notório. Com um ataque apático, a equipe da casa errava passes e dependia apenas de Renato Augusto para chegar à grande área santista.

Em uma jogada muito parecida à do primeiro gol, os visitantes ampliaram o placar. Aos 19min, Marquinhos Gabriel foi lançado pelo lado direito do ataque santista e cruzou rasteiro para Ricardo Oliveira chutar cruzado e fazer 2 a 0.

No fim, com a classificação santista já definida, Romero recebeu passe de Vagner Love e chutou na saída do goleiro Vanderlei para diminuir para o Corinthians antes do apito final.


Endereço da página:

Links no texto: