Folha de S. Paulo


Esperança de medalha no Mundial, Rafaela Silva perde para algoz do Pan

Geoff Robins/AFP
Rafaela Silva perde para a canadense Catherine Beauchemin-Pinard nos Jogos Pan-Americanos
Rafaela Silva perde para a canadense Catherine Beauchemin-Pinard nos Jogos Pan-Americanos

Medalha de ouro no Mundial do Rio em 2013, a judoca Rafaela Silva, 23, foi eliminada logo na sua estreia no Mundial de Astana, no Cazaquistão. Nesta quarta-feira (26), a carioca perdeu para a canadense Catherine Beachiemin-Pinard após sofrer um estrangulamento.

Rafaela precisou ser atendida e deixou o tatame com dores no pescoço, mas a CBJ (Confederação Brasileiro de Judô) informou em seu Twitter que a judoca passa bem.

Cabeça de chave na categoria até 57 kg, Rafaela Silva ficou fora da primeira rodada e só estreou na segunda, quando enfrentou a canadense, que já havia derrotado a brasileira nos Jogos Pan-Americanos.

Já Marcelo Contini, outro brasileiro que competiu nesta quarta-feira, conseguiu vencer duas lutas, mas não chegou à semifinal da competição. Na estreia, Continni venceu por oppon o ganês Emmanuel Nartey. Na sequência, venceu o canadense Etienne Briand, que foi eliminado após levar quatro advertências.

Na terceira luta, o brasileiro encarou o norte-coreano Kuk Hyon Hong, atual vice-campeão mundial, e foi eliminado após receber uma punição a mais do que o rival.

Após três dias de disputa, o Brasil conquistou apenas uma medalha. Na terça-feira (25), Érika Miranda faturou o bronze na categoria até 52 kg.

A expectativa da delegação brasileira de judô, que LEVOU 18 atletas para Astana, é obter cinco medalhas, uma a mais em relação ao Mundial do ano passado, em Cheliabinsk (Rússia).

Nesta quinta-feira (27), mais três judocas entram no tatame: Victor Penalber e Leandro Guilheiro no masculino e Mariana Silva no feminino.


Endereço da página:

Links no texto: