Folha de S. Paulo


Copa do Brasil é principal aposta para times distantes da ponta no Brasileiro

Leandro Martins/Frame/Folhapress
Rogério Ceni, durante o treino do time do São Paulo Futebol Clube, nesta manhã de terça feira 25/08/2015 realizado no CT da Barra Funda em São Paulo SP Brasil. Foto: Leandro Martins/Frame *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Rogério Ceni durante treino do São Paulo para a partida de volta contra o Ceará

Tradicionalmente menos prestigiada que o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil virou a principal aposta de título na temporada de diversos times que disputam nesta quarta (26) e quinta (27) os jogos de volta das oitavas de final da competição.

Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo viram os líderes Corinthians e Atlético-MG abrirem distância na ponta do torneio de pontos corridos e agora depositam as suas esperanças de título na principal competição do país no formato mata-mata.

Na 11ª posição do Brasileiro, distante dos extremos da tabela, o Santos venceu o Corinthians por 2 a 0 no jogo de ida, na Vila Belmiro, e tenta a classificação no Itaquerão.

Precisando vencer por três gols de diferença, o Corinthians assumiu a liderança do Brasileiro na 18ª rodada e, desde então, abriu quatro pontos de vantagem em relação ao Atlético-MG, vice-líder.

Em entrevista, o técnico Tite falou da dificuldade de jogar duas competições. "Tem que pesar, ver o que será o melhor para o Corinthians. Talvez, para um jogo só, a Copa do Brasil não cause problemas. Mas se passar para todas as etapas dela, você não terá nenhuma quarta-feira [livre]", afirmou.

Julia Chequer - 29.jul.2015/Folhapress
SAO PAULO, SP, 29-07-2015: Tecnico Tite na partida CORINTHIANS X VASCO, pelo Campeonato Brasileiro, realizada na Arena Corinthians. (Foto: Julia Chequer/Folhapress cod-11001) *** EXCLUSIVO AGORA *** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA AGORA *** FONES 3224 2169 * 3224 3342 ***
O técnico Tite, do Corinthians, demonstra preocupação com a sequência de jogos

A 12 pontos da liderança do Brasileiro, para o São Paulo, a classificação na Copa do Brasil é vista como uma questão de honra para a torcida.

Entre os grandes, o time foi o que pegou o adversário teoricamente mais fácil, o Ceará, vice-lanterna da Série B, com 11 desfalques. No jogo de ida, porém, perdeu por 2 a 1 no Morumbi e precisa recuperar a diferença no estádio Castelão para avançar.

Uma eventual eliminação na Copa do Brasil deve aumentar a pressão sobre o técnico Juan Carlos Osorio, que no domingo (23) chegou a admitir a possibilidade de deixar o comando do time.

Em outra partida desta quarta, enfrentam-se os "desiludidos" Cruzeiro e Palmeiras. No começo do Brasileiro, ambos figuravam entre os favoritos ao título. Após tropeços, deixaram a competição de pontos corridos em segundo plano e voltaram as expectativas para a Copa do Brasil.

Atual bicampeão, o time mineiro negligenciou o Brasileiro em benefício da Libertadores. Eliminado da competição continental, se vê agora próximo da zona de rebaixamento no torneio nacional, no qual ocupa a 15ª colocação.

Eduardo Anizelli/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 19-08-2015, 22h00: O tecnico Marcelo de Oliveira, do Palmeiras, durante jogo contra o Cruzeiro, pela oitava rodada da Copa do Brasil no estadio Allianz Parque, em Sao Paulo. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, ESPORTE)
Marcelo Oliveira durante o primeiro jogo do Palmeiras contra o Cruzeiro

No caso do Palmeiras, a ambição inicial em 2015 era obter classificação para a Libertadores de 2016 por meio do Brasileiro. Com uma sequência invicta logo após a chegada do técnico Marcelo Oliveira, a ambição aumentou e o clube passou a mirar o título.

Contudo, após os últimos revezes, o G-4 voltou a ser o objetivo mais factível, como declarou o atacante Dudu após a derrota para o Atlético-MG, enquanto a Copa do Brasil é vista como a conquista possível nesta temporada.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X SANTOS

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Felipe, Gil, Uendel; Bruno Henrique, Elias, Renato Augusto, Danilo; Malcom e Vagner Love. Técnico: Tite

SANTOS
Vanderlei; V. Ferraz, David Braz, G. Henrique, Zeca; T. Maia, Renato, Lucas Lima; Geuvânio, Gabriel e R. Oliveira. Técnico: Dorival Júnior

Estádio: Itaquerão, em São Paulo
Árbitro: Ricardo Marques (MG)
TV: Band, Globo, ESPN Brasil, Fox Sports e SporTV

*

CRUZEIRO X PALMEIRAS

CRUZEIRO
Fábio; Fabiano, Manoel, P. André, Mena; Henrique, Charles, Fabrício, Alisson; Marquinhos e L. Damião. Técnico: V. Luxemburgo

PALMEIRAS
Prass; Lucas, Jackson, V. Hugo, Zé Roberto; A. Girotto, Amaral, Robinho; Dudu, R. Marques e Barrios. Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
TV: ESPN Brasil e SporTV2

*

CEARÁ X SÃO PAULO

CEARÁ
L. Carlos; Charles, W. Carvalho, Gilvan, G. Andrade; J. Marcos, Carlão, Uillian, Sanchez; R. Costa e Fabinho. Técnico: Marcelo Cabo

SÃO PAULO
R. Ceni; Bruno, R. Caio, L. Eduardo, M. Bastos; T. Mendes, Wesley, Ganso, Carlinhos; Wilder e Pato. Técnico: Juan Carlos Osorio

Estádio: Castelão
Árbitro: Pablo Alves (PB)
TV: SporTV


Endereço da página:

Links no texto: