Folha de S. Paulo


'Virose do coreano é a mesma que eu pego na Europa', diz Bimba

Reprodução/Facebook
O velejador sul-coreano Wonwoo Cho sendo atendido por equipe médica no Rio
O velejador sul-coreano Wonwoo Cho sendo atendido por equipe médica no Rio

O velejador brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, criticou nesta quinta-feira (20) o técnico da equipe do sul-coreana, Danny Ok, que atribuiu à água da baía de Guanabara o mal-estar do velejador Wonwoo Cho, da classe RSX.

Bimba disse que é comum atletas contraírem doenças em competições no exterior. Ele disse considerar que houve exagero por parte de Ok, que publicou um texto no Facebook e foto de Cho numa maca.

"Ele pegou uma virose que eu quase sempre pego na Europa, mas não culpo a água. Acho que ele [o técnico] exagerou. Eu costumo criticar a água da baía, e é sempre bom que o tema seja discutido. Mas a água está limpa hoje", disse Bimba.

De com texto publicado no Facebook pelo técnico no Facebook, Cho teve febre, vomitou e ficou desidratado na noite de segunda (17). Ele foi levado ao hospital Samaritano, não disputou as regatas de terça, mas voltou para a água na quarta (19).

"Mais de dez anos de esforço de vida pode ser destruído em um dia. Essa não é uma situação de emergência, mas é muito desapontador. Eu espero que o COI [Comitê Olímpico Internacional] e a Isaf [federação internacional de vela] considere como a questão da segurança [da água] vai melhorar para o próximo ano", escreveu Ok.

O comitê organizador afirmou, em nota, que a equipe médica da Isaf tratou de "apenas dois casos médicos nos primeiros cinco dias de competição". Participam do evento-teste 326 atletas e 68 técnicos que entram na água.

"A Isaf confirmou que esse número é significativamente abaixo da média de regatas deste tamanho. Num campo de 326 atletas é normal alguns apresentarem doenças quando viajam e competem em novos ambiente. E não há evidência que sugira que a doença é causada pelo contato com a água", diz a nota.

Bimba ficou em sétimo na classificação geral da classe RS:X. O campeão foi o chinês Aichen Wang. Em 23o, Cho não se classificou para a regata final.


Endereço da página:

Links no texto: