Folha de S. Paulo


Em momentos distintos, Santos e Corinthians duelam na Copa do Brasil

Daniel Augusto Jr. - 18.ago.2015/Divulgação/Agência Corinthians
Jadson durante treino do Corinthians na véspera de jogo contra o Santos
Jadson durante treino do Corinthians na véspera de jogo contra o Santos

Seguir adiante na Copa do Brasil, torneio que dá uma vaga na Libertadores do ano que vem, implicará uma maratona de jogos decisivos para Santos ou Corinthians.

As duas equipes, que se enfrentam pelo primeiro jogo das oitavas de final nesta quarta (19), na Vila Belmiro, vivem momentos diferentes no Campeonato Brasileiro.

O discurso oficial dos clubes é que não haverá escolha de prioridade entre as duas competições. Na prática, porém, o Corinthians precisa bem menos do torneio mata-mata para garantir uma vaga na Libertadores.

Atualmente, o time do Parque São Jorge lidera o Brasileiro e tem uma vantagem de nove pontos para a primeira equipe fora do G-4.

Já o Santos está o mesmo número de pontos distante da zona de classificação para o torneio continental. Vencer a Copa do Brasil parece ser a alternativa mais viável para jogar a Libertadores.

Após o jogo contra o Avaí, no domingo (16), o técnico Tite deixou no ar a possibilidade de poupar jogadores na Copa do Brasil para priorizar o Brasileiro, mas o gerente de futebol, Edu Gaspar, negou que isso vá acontecer.

A diretoria do Corinthians confirmou à Folha que jogadores podem ser poupados conforme a necessidade nas duas competições. Foi assim contra o Avaí, quando o meia Renato Augusto e o lateral esquerdo Uendel não viajaram para Florianópolis. Eles voltam para o clássico.

No Santos, que dificilmente brigará pelo título do Brasileiro e conseguiu se afastar da zona de rebaixamento, não se fala em poupar atletas. O volante Renato volta.

Ivan Storti/Santos FC
dorival junior - santos fc
O técnico Dorival Júnior também não poupará titulares na Copa do Brasil

SEQUÊNCIA

Se o vitorioso das oitavas continuar avançando e chegar à final da Copa do Brasil, terá apenas três semanas dedicadas exclusivamente aos treinos até o fim do Brasileiro, no dia 6 de dezembro.

Quem perder, em compensação, terá nove meios de semana sem jogos, livres para descansar e acertar o time.

O calendário da CBF prevê somente quatro datas vagas neste período, que coincidem com as eliminatórias para a Copa do Mundo.

No entanto, isso pode não significar descanso para jogadores que tem sido convocados para a seleção brasileira, casos do volante Elias e do meia Lucas Lima.


Endereço da página:

Links no texto: