Folha de S. Paulo


Título do Athletic na Supercopa leva mais de 50 mil às ruas de Bilbao

Mais de 50 mil pessoas foram às ruas de Bilbao para recepcionar a delegação do Athletic Bilbao nesta terça-feira (18), um dia após a equipe basca conquistar a Supercopa da Espanha e encerrar jejum de 31 anos sem títulos.

O triunfo aconteceu com empate em 1 a 1 diante do Barcelona no Camp Nou. No jogo de ida, disputado na sexta (14), o Athletic venceu por 4 a 0.

Dirigentes, comissão técnica e jogadores levaram o troféu da Supercopa até a basílica da Virgem de Begoña, patroeira de Bilbao.

Na saída da igreja, um ônibus decorado em vermelho e branco com a inscrição "Txapeldunak 2015" (Campeões 2015, no idioma basco) conduziu os jogadores pelas ruas da cidade até a câmara municipal. Lá, eles eram aguardados por mais de 50 mil torcedores, de acordo com estimativas das autoridades locais.

"Hoje vocês entraram para a história do futebol e de Bilbao. Ontem, vocês foram aquele Davi que venceu o gigante Golias e essa façanha será lembrada. Com todo o respeito aos demais povos do mundo, isto é possível em Bilbao. Somos capazes de ganhar da melhor equipe do mundo ou, quem sabe, nós é que somos os melhores", afirmou o alcaide da cidade, Juan Mari Aburto.

Em seguida, os campeões se dirigiram à sede do governo da província de Biscaia, onde foram recebidos pelas autoridades regionais.

As comemorações, entretanto, terminaram pouco depois, já que jogadores e comissão técnica viajam nesta quarta (19) até a Eslováquia, onde enfrentam no dia seguinte ao Zilina, em etapa eliminatória da Liga Europa.

Iñaki Andrés/Efe
O capitão Carlos Gurpegui levanta o troféu da Supercopa em frente à câmara municipal de Bilbao
O capitão Carlos Gurpegui levanta o troféu da Supercopa em frente à câmara municipal de Bilbao

Endereço da página:

Links no texto: