Folha de S. Paulo


Ricardo Oliveira perde outro pênalti, e Santos empata contra o Atlético-PR  

Giuliano Gomes/Folhapress
Weverton comemora após defender pênalti de Ricardo Oliveira
Weverton comemora após defender pênalti de Ricardo Oliveira

Em um jogo movimentado, o Santos empatou com o Atlético-PR por 0 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 19ª rodada —a última do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O atacante alvinegro Ricardo Oliveira, artilheiro da competição, teve a melhor chance do confronto, mas desperdiçou cobrança de pênalti na primeira etapa.
 
A equipe da Vila Belmiro encerra o primeiro turno da competição sem nenhuma vitória como visitante. Entretanto, dá sinais de recuperação ao completar cinco jogos de invencibilidade.
 
O resultado deixa o time paulista em 11º lugar, com 24 pontos. É a mesma pontuação do Inter, que possui saldo inferior: -7 contra 1. Os gaúchos enfrentam o Cruzeiro, no domingo, fora de casa,

Já o Atlético soma 30 pontos e aparece na 6ª posição, mas pode cair para a oitava colocação.
 
O Santos volta a jogar às 22h da quarta-feira (19), na Vila Belmiro. O adversário será o Corinthians, no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
 
Já o rubro-negro estreia na Copa Sul-Americana diante do Joinville. A partida acontece às 21h15 da próxima quinta (20), na Arena Joinville.
 
Pelo Campeonato Brasileiro, os santistas recebem o Avaí às 18h30 de sábado (22) na abertura do returno. Um dia depois, o Atlético-PR enfrenta o Inter no Beira-Rio, em Porto Alegre.
 
O JOGO
 
Sem o volante Renato, Dorival Júnior optou pela entrada de Thiago Maia no meio-campo. A mudança fez o Santos perder qualidade no passe. Lucas Lima, bem marcado, pouco apareceu. Pior para o trio de ataque, acionado apenas nos raros momentos em que os laterais apoiaram.
 
Impulsionado por 19 mil torcedores, o Atlético teve a iniciativa no primeiro tempo. Logo aos 4min, Crysan bateu da entrada da área e colocou à esquerda do gol de Vanderlei. Aos 12, Marcos Guilherme cabeceou para fora após cruzamento da direita de Eduardo.
 
A melhor chance do time paranaense aconteceu aos 25min. Marcos Guilherme tabelou com Crysan, deu um lindo drible em David Braz e, com apenas o goleiro pela frente, chutou rente ao poste esquerdo santista.
 
A resposta dos paulistas veio aos 41min, em cobrança de pênalti. Geuvânio aproveitou erro de passe, recuperou a bola e tentou o cruzamento da direita, mas a bola desviou no braço direito do zagueiro Kadu. Ricardo Oliveira cobrou rasteiro no canto direito de Weverton, mas o goleiro desviou com a ponta dos dedos para a linha de fundo.
 
Na etapa final, Walter teve a melhor chance atleticana aos 3min. Depois de cruzamento de Eduardo, o atacante aproveitou falha de David Braz e testou forte à direita do gol de Vanderlei.
 
Três minutos depois, Ricardo Oliveira recebeu passe de Geuvânio e bateu forte para a defesa de Weverton. O camisa 9 ficou com o rebote e, a três metros do gol, carimbou o travessão.
 
Aos 35min, Douglas Coutinho ganhou no alto da defesa santista e forçou Vanderlei a fazer excelente defesa. Nos acréscimos, o lateral atleticano Alan Ruschel foi expulso por reclamação.


Endereço da página:

Links no texto: